24 de abril de 2024

Sena Madureira: mais de 200 pessoas fazem testes rápidos para HIV e sífilis

aids

A Prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação do programa DTS-Aids, realizou durante todo o dia de terça-feira (2) uma grande mobilização na praça 25 de Setembro, visando alertar os moradores sobre a questão da Aids no município.

Na ocasião, foram realizados testes rápidos de HIV e sífilis, além do repasse de outras informações importantes aos moradores. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram realizados 210 testes.

aids-sena2

O prefeito Mano Rufino (PR) esteve presente na atividade e destacou a importância da iniciativa.

“Além de alertar as pessoas para o problema, estamos disponibilizando o atendimento. Essa é uma luta contínua, que precisa da união de esforços, por isso, a prefeitura apoia a iniciativa, buscando oferecer o atendimento adequado aos moradores”, salientou.

O médico infectologista Alan Areal considera que a situação é preocupante, por isso, essa conscientização precisa acontecer.

“A campanha está acontecendo e é muito importante que as pessoas continuem buscando as informações. Sena Madureira é o segundo município do Acre com maior número de casos da doença e essa iniciativa visa, acima de tudo, a prevenção. Que essa parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Sena Madureira possa ser fortalecida cada vez mais no combate a essa doença”, ressaltou.

Em Sena Madureira, já foram confirmados 32 casos de Aids, 18 deles somente do ano passado para cá. Além disso, segundo informou o médico Alan Areal, outros 10 casos de pacientes oriundos de Sena Madureira foram registrados em Rio Branco.

Conforme informou a enfermeira Valéria Cristina, coordenadora do programa DST-Aids no município, os testes rápidos de HIV e sífilis continuam disponíveis nas unidades de saúde.

A mobilização na praça 25 de Setembro fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que foi celebrado segunda-feira, 1º de dezembro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost