18 de abril de 2024

O iPhone vai aprender a cair como um gato para proteger a tela

iphone-838x628Apple

O maior medo de quem possui um iPhone é que ele caia ao chão e sua tela vire uma janela de filme de terror, mais despedaçada que coração partido.

Sendo assim, não parece surpreendente que a Apple, empresa que fabrica o smartphone, esteja interessada em uma tecnologia que permita que seu produto seja menos frágil, mais felino. Seria ótimo ter ao menos 7 vidas pós-caídas, não?

iphone-838x628

A mais recente tentativa da companhia de proteger seu produto delicado vem na forma de uma patente que acaba de ser aprovada pelo US Patent and Trademark Office, o departamento de patentes dos EUA.

Gatos são famosos por seu reflexo de endireitamento, uma habilidade inata do animal de se orientar no meio de uma queda para que caia sempre em seus pés e não se machuque. A patente da Apple aplica esta mesma ideia para seus eletrônicos, como o iPhone e o iPad.

tecnologia-apple-gato

Utilizando uma combinação de giroscópios, acelerômetros e GPS, um dispositivo equipado com este novo “mecanismo de proteção” reconhece quando o iPhone está em queda livre e calcula a velocidade de descida e tempo para impacto.

O dispositivo, então, usa um motor no aparelho para reorientar-se, a fim de proteger os componentes frágeis como a tela ou a câmera quando o smartphone atingir o solo. O motor de vibração do dispositivo também poderia ser utilizado, por isso poderia até mesmo chiar como um gato quando o celular caísse.

A patente é bastante detalhada e inclui outros métodos para reposicionamento no ar do dispositivo, como estender “asas” ou implantar latas de gás para pousos controlados. Se isso soa meio louco? Totalmente.

A questão é: provavelmente não se tornará realidade.

Vale considerar que há uma concorrência grande em torno de técnicas para blindar smartphones. Muitas vezes, empresas pedem patentes não porque realmente querem construir o dispositivo, mas porque querem proteger sua propriedade intelectual.

No entanto, se por acaso o iPhone de fato ficar mais gatuno, aposto que muita gente aprovaria. O que você acha? [Gizmodo]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost