24 de abril de 2024

Para 2016, carros 0 km terão novas placas, decide Contran

trânsito

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tornou oficial nesta quinta-feira (4) a alteração no sistema de placas de veículos brasileiros, a partir de 1º de janeiro de 2016. É o que informa o site Uol Carros.

De acordo com a publicação do site de São Paulo, todos os carros emplacados a partir dessa data adotarão a nova identificação, padronizada em relação aos demais países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). Além deles, os que solicitarem troca de município ou transferência de categoria também usarão o novo modelo.

A título de padronização, a proposta vinha sendo estudada desde 2010 e estava prevista para entrar em vigor já neste ano, mas foi adiada para acerto de detalhes.

Similar ao que existe na União Europeia, o novo sistema terá elementos extras de segurança para dificultar a clonagem, que segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), está com índices “elevados” na região.

Além disso, permitirá integrar bancos de dados dos cinco países, nos próximos anos.

“As novas placas terão o seguinte padrão: uma tarja azul na parte superior conterá o logotipo do Mercosul (à esquerda) e a identificação do país, com o nome ao centro, e a bandeira no canto direito. A identificação do carro será feita com sete caracteres alfanuméricos, dispostos de modo aleatório”, conta o site, sobre o padrão adotado pelo Brasil.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost