Rio Tarauacá volta a ultrapassar cota de transbordamento e já preocupa autoridades

tarauaca1de novo?

O rio Tarauacá voltou a subir na manhã desta sexta-feira (5) e volta a preocupar as autoridades locais. De acordo com a última medição realizada pela Defesa Civil, o manancial já alcançou a marca de 9,34 metros. O rio já está 34 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 9m.

Em contato com a assessoria da Prefeitura de Tarauacá, a reportagem foi informada que a prefeitura está em estado de alerta e monitorando as áreas que alagaram com a última enchente, em novembro deste ano, onde o rio alcançou quase 11 metros e atingiu mais de 5 mil famílias.

tarauaca1

Rio Tarauacá chegou à marca de 10,92 metros em novembro deste ano/Foto: Jardy Lopes

Até o momento nenhuma famílias voltou a ser atingida pela nova cheia do rio Tarauacá. Mas de acordo com a prefeitura, se a água começar a subir ainda mais, as famílias deverão ser levadas ao abrigo montando na cidade.

Leia mais:

Com enchente, ‘cabeceiras’ de ponte sobre o rio Tarauacá corre risco de desabamento

Prefeito de Tarauacá reclama que dinheiro do Governo Federal ainda não chegou à prefeitura

No mês passado, o governo federal chegou a reconhecer a situação da emergência na cidade de Tarauacá por causa da enchente e prometeu liberar R$ 1,6 milhão para obras emergenciais. Além disso, o governo do Acre arrecadou mantimentos, água potável, roupas e remédios para os afetados pela inundação.

Mas duas semanas após o governo prometer os recursos, o prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, disse durante entrevista a uma emissora local que o dinheiro ainda não havia chegado a conta da prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade ficou inundada em novembro. O prefeito estima que a cheia causou prejuízos na casa de R$ 15 milhões.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost