Volvo mostrará projeto de capacete que conecta ciclistas e motoristas

7sj9bmjkzeioef3ci64kfu10yCES 2015

7sj9bmjkzeioef3ci64kfu10yCom o número de ciclistas aumentando a cada dia, a Volvo, em parceria com a POC, fabricante de equipamentos de proteção esportivos, e a Ericsson, criaram uma tecnologia de segurança que irá conectar carros e ciclistas.

Ainda sem nome, a inovação consiste em uma conexão, via computação em nuvem, entre o carro e um protótipo de capacete, ambos capazes de gerar alertas de proximidade para os motoristas de carros da Volvo e também para os ciclistas. A novidade deve ser apresentada na CES 2015, maior feira de eletrônicos do mundo, realizada entre 6 e 9 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos.

Usando um aplicativo de celular popular entre ciclistas, como o Strava, o capacete pode compartilhar sua posição em relação ao carro e vice versa, utilizando a rede de informações online da Volvo para isso. E, no caso de uma colisão iminente, os dois serão alertados.

O motorista do Volvo será avisado da proximidade do ciclista por meio de um alerta no painel – mesmo se ele estiver em um ponto cego, atrás ou encoberto por outro veículo, ou em uma condição difícil de ser vista, como à noite. Já o ciclista será alertado por uma luz de alerta no capacete.

A ideia é que o capacete se conecte ao sistema City Safety, uma tecnologia da Volvo que detecta, alerta e freia automaticamente para evitar a colisão com ciclistas.

Desde 2013, todos os carros novos da Volvo são equipados com frenagem automática para ciclistas. O sistema usa radar e câmera para detectar ciclistas e é baseado em uma avançada tecnologia de sensores que pode aplicar frenagem total no caso de uma colisão iminente.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost