Deputado tucano defende criação de nova CPI para apurar denúncias na Petrobras

petropetrolão

O deputado federal Wherles Rocha (PSDB-AC) defendeu esta semana a criação de uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar as denúncias de corrupção nas estruturas da Petrobras, esquema que ficou conhecido como “petrolão”.

Uma CPI chegou a funcionar em 2014, mas foi boicotada pela oposição por ela ser comandada pela base de Dilma Rousseff no Congresso. Os oposicionistas acusavam a CPI de ter trabalho limitado para não atingir setores mais próximos ao Planalto.

Agora, com a revelação de novas denúncias envolvendo desvios de dinheiro da estatal, o PSDB, junto com outros partidos de oposição, quer uma nova CPI da Petrobras.

petro

“Será necessário aprofundar as investigações sobre os inúmeros casos de corrupção que estão sendo revelados em todos os segmentos da administração pública. A CPI é o instrumento legítimo para apurar responsabilidades e propor medidas que dificultem que a prática de atos que lesem o erário público”, afirma Rocha.

De acordo com o tucano, estima-se que ao menos 100 políticos tiveram seus nomes envolvidos nas investigações da operação Lava Jato. “Em muitos desses casos a quantidade de provas é farta e o julgamento deve ser exemplar. Não estou defendendo aqui nenhum tipo de “caça as bruxas”, falo da oportunidade que temos de moralizar a política.”

O parlamentar defende, além da atuação das instituições responsáveis pelo combate à corrupção, a participação da sociedade na busca por uma política de melhor qualidade.

“Foi através de movimentos populares que conquistamos nossa democracia, o direito de votar e escolher presidentes e até mesmo de retira-los. Certamente a participação popular poderá fazer com que o Congresso entenda que o interesse do País deve se sobrepor ao dos partidos”, ressaltou ele.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost