Vereador diz que entrada de imigrantes está descontrolada e saúde dos acreanos em risco

capa-haiticaos na fronteira

A imigração de haitianos na fronteira do estado do Acre pode bater o recorde este ano se não houver qualquer tipo de política de controle. Segundo informações do policial Rodoviário Federal e vereador do município de Epitaciolândia, Carlos Portela, somente em janeiro deste ano passaram mais de 1.450 imigrantes por Brasiléia.

As fotos encaminhadas pelo parlamentar do município de fronteira mostram grupos de imigrantes haitianos esperando ser atendidos pela Polícia Federal, que organiza e atende todos os imigrantes, agilizando a regularidade parcial para seguirem rumo ao abrigo em Rio Branco.

saude-haiti

Para o vereador, a preocupação é o descontrole da entrada dos imigrantes no país sem qualquer tipo de cuidado com a saúde.

“Sabemos que o Haiti é um país que os índices de cólera, hepatites e a aids são alarmantes. E mesmo assim não existe nenhum tipo de cuidados, exames ou vacinação aqui na fronteira para controlar e saber que tipo de doenças estas pessoas estão trazendo para o nosso país”, alerta Portela.

De acordo com dados obtidos pelo vereador, mais de 14 mil imigrantes passaram pela fronteira acreana com destino a Rio Branco em 2014. Este ano ,Portela alerta que pode ultrapassar o número de imigrantes.

Ao chegar ao Brasil pela fronteira acreana, os haitianos se cadastram na Polícia Federal e seguem para Rio Branco, local que foi construído um abrigo para os refugiados. No abrigo alguns atendimentos de saúde são realizados, mas muitas vezes antes de receber um exame os haitianos já têm seguido para outras regiões do país.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost