ESPECIAL SÃO PAULO FASHION WEEK VERÃO 2016

foto capa

foto spfw

Burburinho, corre-corre, muitos looks, desfiles, modelos e tendências: essas palavras resumem um pouco do que acontece no maior evento de moda da América do Sul. A 39ª edição do São Paulo Fashion Week, que celebra os 20 anos da maior semana de moda do hemisfério sul e homenageou o “fazer” , que aconteceu de 13 a 17 de abril no Parque Cândido Portinari.

Diversas das principais grifes do país apresentaram suas coleções e ditaram tendências para o verão 2016. Eu como diretor criativo da Rio Branco Fashion Week, a maior bolsa de negócios no comércio de Moda do Acre, fiz  uma cobertura exclusiva da semana de moda para contar a vocês um pouco do que vai vir por aí! (Fotos: Agência FotoSite)

O lifestyle Lenny Niemeyer

Não é de hoje que a moda praia sofisticada de Lenny Niemeyer faz sucesso também nas ruas, mas a estilista reforçou ainda mais sua veia, digamos, urbana nesta estação.

Deu para perceber um aumento no número de roupas em relação ao de biquínis e de maiôs desfilados – segundo o stylist Daniel Ueda, a proporção ficou quase em meio a meio. Ótima notícia para as fãs da marca que moram longe do mar.

FOTO 1spfw

Lea T na Têca por Helô Rocha

A sempre comentada Lea T causou comoção nos convidados ao subir na passarela daTêca por Helô Rocha. A top fechou a apresentação da estilista que, aliás, é a sua nova queridinha.

As duas se conheceram há pouco tempo e, em entrevista a  modelo Trans, Lea, comentou que a acha uma pessoa “maravilhosa” e uma estilista “muito talentosa”.

foto 2spfw

Cabelo do desfile da Giuliana Romannno

Inspirado na beleza natural da Bahia, Silvio Giorgio criou um visual leve e bonito para o desfile de Giuliana Romanno no qual o foco era o cabelo esvoaçante e ondulado.

Os cachos primeiro foram feitos com babyliss e depois desfeitos para alcançar a textura natural desejada. Já a maquiagem foi toda construída em tons nude. Deu vontade de copiar em casa.

foto 3spfw

As memórias de Lino Villaventura

Para comemorar os 20 anos do SPFW, Lino Villaventura levou para sua passarela de Verão 2016 vestidos e acessórios marcantes de seu acervo, além de itens da nova coleção.

Destaque para o look que abriu o show, do Verão 1997, usado por Marina Dias naquela época e nesta quinta-feira (16.04), com direito a olho branco de lentes de contato e caminhar performático.

foto 4spfw

Doce balanço

Hit nas passarelas internacionais nas duas últimas temporadas, a franja teve seu grande momento no SPFW nesta quinta. Ela apareceu nas apresentações de Lenny Niemeyer e Têca por Helô Rocha, conferindo um doce balanço às coleções.

foto 5spfw

Tudo rosa no street style

Para colorir o dia cinza que fazia na capital paulista, os convidados do SPFWapostaram na cor rosa em suas produções. O tom apareceu sob diferentes formas, dos mais suaves aos vibrantes, em looks inteiros ou apenas em uma peça.

foto 6spfw

GRIFE THELURE

Um dos desfiles preferidos do diretor criativo da Julia Plus, Tom Escrimin, foi o do estilista Reinaldo Lourenço. Ele abusou do estilo andrógino, prezando pela mistura de gêneros, e recriou trajes de gala masculinos reinterpretados para a mulher moderna com um toque cheio de romantismo.

Tons pastel de rosa e azul aparecem em peças de alfaiataria para quebrar a formalidade dos cortes impecáveis e dos tecidos nobres das roupas.

foto 7spfw

foto 7.1spfw

A atmosfera do desfile da Cavalera

A marca comandada por Alberto Hiar encerrou o primeiro dia de SPFW de uma forma muito especial. Primeiro, ela levou os convidados para uma noite ao ar livre no parque e fez com que eles se sentassem na grama sobre esteiras.

Em seguida, entraram os índios Yawanawás fazendo um emocionante ritual de canto e dança, que durou todo o desfile. Ótima forma de recarregar as energias depois do primeiro dia de maratona fashion.

foto 8spfw

Iggy Pop no lounge da Chilli Beans
Como era de se esperar, o astro do rock chegou causando no SPFW, com seu clássico figurino: calça baixa, justíssima, e sem camisa.

Depois de fazer mil e uma poses para os fotógrafos, Iggy vestiu uma luva cravejada de cristais Swarovski, pegou um martelo e, munido de toda sua atitude rock’n’roll, quebrou os óculos gigantes que a Chilli Beans colocou em seu lounge. O melhor? Ele ainda será a estrela da capa da próxima edição da “FFWMAG”, revista oficial da São Paulo Fashion Week.

fotospfwigg

Volta da coleção masculina da UMA Raquel Davidowicz

Esta é uma boa notícia para os homens: atendendo a pedidos, Raquel Davidowicz decidiu retornar ao universo masculino para o Verão 2016 da UMA.

Os cinco looks apresentados na passarela se transformarão, a partir de setembro, em uma coleção cápsula com peças-chave para os homens.

foto 10spfw

Shirley Mallmann para TNG

A top Shirley Mallmann veio direto de sua casa nos Hamptons, Estados Unidos, para abrir e fechar o desfile da TNG. Ao lado dela desfilaram também nomes conhecidos como Mariana Weickert e Paulo Zulu, figurinhas carimbadas do cenário fashion no início dos anos 2000.

 foto 11spfw

A parka de organza da Animale

O casaco esportivo ganhou ares sofisticados com o tecido leve e transparente, conquistando o posto de peça-desejo do dia. Em versões lisas e estampadas, o item arrematou os looks supersexy assinados por Vitorino Campos e Beth Nabuco, dando um toque esportivo e moderno à coleção.

foto 12spfw

A badalada fila A da Cavalera

O desfile da Cavalera não chamou atenção apenas pela sua atmosfera, mas também pelo seu front row superestrelado: o ex-jogador de futebol e atual empresário Ronaldo Nazário, as atrizes Marieta Severo e Deborah Secco, o ator Rodrigo Lombardi e o cantor Otto foram alguns dos nomespresentes. Na passarela, o ator Reynaldo Gianecchini e a modelo Yasmin Brunet.

foto 13spfw

Beleza borrada

A Animale e a PatBo trouxeram uma coincidência de beleza muito interessante: as duas contavam com a maquiagem propositalmente borrada na região dos olhos.

Para a Animale, Fabiana Gomes apostou no delineador com cara de fim de festa e, para na PatBo, Henrique Martins brincou com o excesso de máscara para conquistar o efeito rock’n’roll desejado.

foto 14spfw

Desfile da Paula Raia

O segundo dia de SPFW começou alto astral com o desfile de Paula Raia. Mais uma vez, a apresentação aconteceu em sua bela casa, no Jardim América, em São Paulo, para poucos convidados, que puderam ver de perto os looks artesanais, rústicos e femininos da nova coleção.

O clima familiar e alegre foi intensificado pela presença dos filhos da estilista, que disputavam a sua atenção logo após o desfile junto aos convidados.

foto 15spfw

Jeisa Chiminazzo, Luciana Curtis e Raica de Oliveira no SPFW

Foi muito bom ver na passarela desta terça-feira três modelos que adoramos. Luciana participou do desfile da Osklen, enquanto Jeisa e Raica foram duas das estrelas do casting da Água de Coco. Não é todo dia que essas três beldades dão o ar da graça pelo São Paulo Fashion Week.

foto 16spfw

Casting da Água de Coco

Liana Thomaz levou um time de peso de tops para a passarela de Verão 2016 de sua Água de Coco. Isabeli Fontana (que abriu e fechou o show), Aline Weber, Lais Ribeiro, Carol Ribeiro, Bruna Tenório, Jeisa Chiminazzo e Raica de Oliveira exibiram não apenas as peças da nova coleção da marca de moda praia, mas também seus corpos preparados para o verão.

foto 17spfw

Universo indígena em alta

Depois da Cavalera, que trouxe um grupo de índios Yawanawá para sua apresentação, foi a vez da Osklen visitar o universo indígena nesta temporada. Para sua nova coleção, a marca comandada por Oskar Metsavaht buscou inspiração na tribo Ashaninka, que se difere de outros povos por usar vestimentas.

Mas, vale ressaltar que, mais que apontar uma tendência, os dois desfiles foram responsáveis por mostrar como essas culturas são ricas e têm muito a ensinar para todos nós.

foto 19spfw

A mochila da Paula Raia

O irresistível mix esportivo e artesanal fez com o que o acessório do desfile da Paula Raia fosse eleito o meu item-desejo do dia.

foto 20spfw

Clima de sunset party

A combinação de fim de tarde + food trucks + gente bonita + a música animada do DJ convidado pela Schweppes deixou o SPFW no maior clima de sunset party. Ótimo para relaxar entre um desfile e outro em um fim de tarde bonito e fresco.

 foto 21spfw

Olho glossy

Se a maquiagem borrada chamou atenção no primeiro dia de SPFW, o olho glossy foi o destaque na beleza desta terça-feira. O olhar com efeito molhado foi a aposta dos makes da Lilly Sarti, assinado por Daniel Hernandez, da Sacada e da Juliana Jabour, ambos criados por Henrique Martins.

 foto 22spfw

O amor impossível da Triya

Uma história de amor entre um surfista e uma sereia foi o tema central do desfile de Verão 2016 da Triya, que deu início às celebrações dos dez anos da grife.

Representando o surfista, foi projetado um vídeo com os olhos do ator Bruno Gagliasso em lágrimas na sala de desfile. Já a sereia ganhou vida com as próprias modelos, que caminharam pela passarela com longas tranças bagunçadas e olhar penetrante.

foto 23spfw

Bye bye Gisele

Não há outra palavra para descrever este momento senão emocionante! Gisele Bündchen se despediu das passarelas no desfile da Colcci, que reuniu ainda as amigas e tops Caroline Ribeiro, Luciana Curtis, Ana Cláudia Michels, Fernanda Tavares e Carol Bittencourt. No final do show, todas vestiram uma camiseta com Gisele estampada. A energia foi tão contagiante que a sala desfiles foi inteira ao choro. Até breve, Gisele.

foto 24spfw

A onda é o mar

O mar, com sua natureza e mistérios, está rendendo boas histórias nesta temporada. Prova disso é que ele serviu de inspiração para cinco coleções e o SPFW ainda está na metade.

Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto, Paula Raia, Ronaldo Fraga e Triya abordaram o tema ora de forma mais literal, como nas estampas da marca de moda praia, ora mais sutil, como nos bordados de Herchcovitch e Paula. Independente da forma, o fato é que sereias, iemanjás, ondas e animais marítimos devem invadir as ruas no próximo verão.

foto 25spfw

O preciosismo artesanal de Isabela Capeto

Para seu retorno ao SPFW, Isabela Capeto não poupou esforços e levou o handmade às últimas consequências. Como escreveu Carolina Vasone na crítica do desfile, “a estilista recortou, bordou, rebordou novamente, criou rendas richelieu em forma de conchas e estrelas do mar para aplicá-las nas barras dos vestidos, recortou estampas da própria coleção, como a do peixe, e a aplicou em outra peça, para bordar paetê por paetê o corpo do bicho.

E tem mais: conchas de verdade, contas e búzios também foram bordados, pendurados meticulosamente, ao longo das peças”. Um trabalho digno dos grandes ateliês de Alta-Costura.

foto 27spfw

Destino: Marrocos

Uma mulher viajante e aventureira permeou o Verão 2016 da Ellus e Salinas. Mas esse não foi o único ponto em comum entre as duas marcas.

Em ambos os casos, o destino escolhido por essa nômade chique foi o Marrocos. De lá, vieram estampas inspiradas em mosaicos, cerâmicas e tapeçarias, cores quentes e ensolaradas, túnicas, patchworks, lenços e outros elementos da sua rica cultura. Um prato cheio para as gypsetters de plantão.

foto 28spfw

As sereias reais de Ronaldo Fraga

A cenografia é um dos pontos altos das apresentações de Ronaldo Fraga – não é à toa que ele diz que sempre começa a pensar seus desfiles por ela.

Nesta temporada, que tinha como tema “A Fúria da Sereia”, ele levou um grupo de 35 mulheres de 18 a 85 anos para fazer as vezes do ser mitológico na passarela. Com os seios à mostra e sentadas sobre pneus, elas exibiam toda a força e feminilidade da sereia, ao mesmo tempo em que despertavam a reflexão para a questão ambiental da poluição dos oceanos.

foto 29spfw

A bolsa-lancheira de Vitorino Campos

Por fora, ela parece apenas uma minibag comum, mas o grande trunfo do acessório deVitorino Campos estava na parte de dentro. Toda revestida por material isolante térmico, ela é perfeita para ser usada como lancheira. Quero já!

foto 30spfw

O petit comité de Alexandre Herchcovitch

O estilista Alexandre Herchcovitch decidiu inovar e fazer um desfile pequeno, para poucos convidados, em uma sala do edifício Tomie Ohtake.

O resultado? A apresentação, que é sempre uma das mais fortes do calendário, foi ainda mais disputada nesta temporada.

 foto 31spfw

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

ESPECIAL SÃO PAULO FASHION WEEK VERÃO 2016