Legado Ameaçado

 Darlan MontenegroDarlan Montenegro

Darlan MontenegroOs governos do PT foram governos contraditórios. Ao mesmo tempo em que fizeram imensas concessões ao grande capital nacional e internacional, adotaram diversas políticas importantes, que favoreceram a população mais pobre e os trabalhadores em geral.

Um dos exemplos das políticas positivas para os trabalhadores foi a expansão das universidades federais. Através do programa Reuni, o governo aumentou o número de vagas, levou as universidades para o interior do país, contratou milhares de professores e permitiu que jovens das regiões mais pobres passassem a ter acesso ao ensino superior.

O governo também criou programas e bolsas de pesquisa que permitiram a esses alunos permanecer na universidade, sem ter que trabalhar para se sustentar. Quem conheceu as universidades federais nos anos 90, na época de Collor e FHC, sabe que houve muitas mudanças para melhor durante os governos petistas.

 

SITUAÇÃO PRECÁRIA

A atual política de ajuste fiscal ameaça reverter boa parte desses avanços. A situação das universidades tornou-se precária, devido aos cortes de verbas. Os problemas se manifestam, principalmente, nos atrasos dos pagamentos de trabalhadores terceirizados, que cuidam da segurança, da limpeza e da manutenção das universidades. Muitos não recebem há meses. Mas também há problemas com alguns tipos de bolsas e com a infraestrutura das instituições.

 

GREVE DOS PROFESSORES

A manutenção do “ajuste” irá aprofundar essa situação. Neste momento, o governo já enfrenta uma greve de professores das universidades federais por reivindicações que vão muito além dos salários e que dizem respeito ao financiamento das universidades. Com o ajuste fiscal, o que havia de positivo no legado do governo está sob ameaça de desaparecimento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost