24 de abril de 2024

Especialistas chineses analisam o potencial do Bambu na região de Sena Madureira

chineseseconomia

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, recebeu na tarde de quinta-feira (25) em seu gabinete especialistas chineses e representantes da Embrapa e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), que estiveram no município fazendo um trabalho relacionado ao Bambu. Os especialistas chineses se deslocaram ao Acre e, especificamente, à região de Sena para avaliar o potencial do Bambu que fora do Brasil tem um valor considerável.

chineses

A equipe seguiu de embarcação do porto de Sena Madureira até o Lago do Silêncio, rio Purus, onde essa espécie nativa da Amazônia pode ser encontrada em grande volume.

Na reunião, Mano Rufino considerou importante a vinda dos chineses, uma vez que futuros investimentos poderão contemplar os moradores e com isso quem ganha é o município.

“Temos notado que no mercado internacional o Bambu tem um valor considerável, mas em nossa região não chega a ser aproveitado, por isso agradecemos a visita e nos colocamos à disposição no sentido de que as parcerias sejam feitas para os investimentos futuros”, salientou.

Rufino também destacou a atuação do senador Jorge Viana (PT) que tem defendido as parcerias com os investidores internacionais.

A China, por exemplo, é um dos maiores produtores mundiais e maior exportador de derivados do Bambu. Por ano, chega a movimentar 6,5 bilhões de dólares nessa área.

No Acre, a Embrapa investe desde 2009 em pesquisas com a meta de viabilizar a produção comercial do bambu e fortalecer a cadeia produtiva desta espécie.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost