20 de abril de 2024

Testes rápidos de Hepatite C, HIV e Sífilis serão realizados nesta terça-feira em Sena

saúde

A Prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta terça-feira, 28 de julho – Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, uma programação visando chamar a atenção da comunidade para o assunto bem como ofertar atendimentos aos moradores, notadamente a realização do chamado teste rápido.

A ação será promovida no núcleo da Universidade Federal do Acre (UFAC), com início previsto para as 8 horas da manhã. Enfermeiros de todas as unidades estarão presentes na iniciativa repassando informações aos moradores sobre as formas de hepatites e as prevenções que devem ser tomadas para evitar o contágio. Na ocasião, também serão realizados testes rápidos de Hepatite C, Sífilis e HIV. Em falta em vários municípios, o teste rápido de hepatite B só estará disponível no mês de setembro.

De acordo com a enfermeira Valéria Cristina, coordenadora em Sena do programa de controle e combate às hepatites virais, o número de casos da doença em Sena Madureira é grande, por isso, a campanha visa alertar os moradores quanto aos cuidados que devem ser tomados. Os casos de hepatite B ocorrem com maior incidência. “Amanhã é o chamado dia D, por isso, queremos convidar os moradores a estarem participando, tirando suas dúvidas e também fazendo o teste rápido. É importante que a população fique atenta, busque as informações, pois os casos de hepatites tem aumentado em nosso município”, ressaltou.

Os casos de AIDS também preocupam as autoridades da área de saúde em Sena Madureira.

Recentemente o município de Sena recebeu em torno de 300 mil preservativos. Todas as unidades disponibilizam desse material. O uso do preservativo previne não somente contra a AIDS, mas também contra a Hepatite B.

A expectativa é grande em torno do evento que será realizado amanhã na sede da UFAC em Sena.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost