19 de abril de 2024

MPF pede que Justiça determine instalação da Defensoria em Cruzeiro

O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública pedindo à Justiça Federal que determine à União Federal a instalação de unidade da Defensoria Pública da União (DPU) para atuar junto à Subseção Judiciária de Cruzeiro do Sul. Mais de 150 mil cidadãos de oito municípios do Vale do Juruá encontram-se sem assistência judiciária, patrocinada pela DPU, nas causas julgadas no âmbito do Judiciário Federal.

Segundo o procurador da República em Cruzeiro do Sul, Thiago Pinheiro Corrêa, o próprio fato de  os municípios do Vale do Juruá apresentarem  baixíssimos índices de desenvolvimento humano já demonstra a extrema vulnerabilidade da população da região e reforça a necessidade da assistência jurídica pública gratuita.

O MPF chegou a enviar recomendação à União visando a instalação da Defensoria Federal, tendo sido ignorada pelo Poder Público, que sequer respondeu ao documento.

O MPF pede tutela antecipada, para que seja concedida liminar determinando, além da instalação em si, ampla divulgação do ato, que dê conhecimento à sociedade do Vale do Juruá sobre a existência da DPU, bem como de suas atribuições e seu caráter gratuito.

Com informações da assessoria de Comunicação do MPF-AC.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost