Será que preciso mudar meu filho de escola?

A questão primordial é “Como sua criança se sente (e como é sentida pela) na escola atual?” (Foto: Thinkstock)

A questão primordial é “Como sua criança se sente (e como é sentida pela) na escola atual?” (Foto: Thinkstock)

O mês de outubro já começou e, com ele, a época de rematrículas das escolas ou da busca por novas… “Em time que está ganhando, não se mexe”, certo? Concordo plenamente. Porém, e quando a criança já passou da fase de adaptação e adora os amigos, mas chora para ir à escola? Ou se encontra apática e desanimada? E as constantes reclamações na agenda? Hum… Há algo estranho acontecendo aí, não?! Vale a pena pensar em alguns aspectos:

• O primeiro passo é entender qual é a queixa da equipe pedagógica – mau comportamento, baixo rendimento? Ou não há questões por parte da escola? Em alguns casos, a insatisfação pode ser unilateral (da criança, apenas)!

Converse com os pais dos colegas: os outros alunos estão no mesmo “barco”? É uma dificuldade generalizada?

Ouça e acolha o seu filho! Se não houver motivação, não haverá aprendizagem! E também não haverá atenção e nem paciência para ficar por quatro ou cinco horas/dia sem “aprontar”! Diálogo e apoio são fundamentais para superar qualquer dificuldade que a criança apresente.

Não aceite os rótulos de que o seu filho tem “preguiça de pensar” ou “preguiça de aprender”! Investigue se há algum distúrbio (transtorno) de aprendizagem. As principais dificuldades (aquisição da linguagem oral, da escrita ou do cálculo) só aparecerão no ambiente formal de aprendizagem, ou seja, dentro da sala de aula. Além disso, níveis elevados de audição e visão são essenciais! Por isso um especialista, que pode ser um fonoaudiólogo educacional-escolar, será fundamental para ajudar nesse processo.

Enfim, paralelamente aos aspectos filosóficos, logísticos e financeiros que envolvem a escolha de uma instituição de ensino, a questão primordial é “Como sua criança se sente (e como é sentida pela) na escola atual?”. Isso será determinante para o seu desempenho escolar, independente de haver um distúrbio, resistência ou incompatibilidade.

Então, desejo muitas conversas e reflexões para vocês realizarem uma boa escolha e muito sucesso na vida escolar dos pequenos!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Será que preciso mudar meu filho de escola?