Com faca na cintura, fundador do PT agride sindicalista e defende exploração de árvores da Resex

Raimundão teria agredito sindicalista durante confusão sobre exploração de madeira/Foto: Yuri Marcel/G1

Raimundão teria agredito sindicalista durante confusão sobre exploração de madeira/Foto: Yuri Marcel/G1

O fundador do PT em Xapuri e primo do ambientalista Chico Mendes, Raimundo Mendes de Barros, o “Raimundão”, tentou intimidar colonos e sindicalistas que são contra a exploração de madeira pela Coopfloresta na reserva extrativista Chico Mendes, em Xapuri. Um vídeo enviado à redação da ContilNet mostra “Raimundão” empurrando a líder sindical Delzuite da Silva Barroso e argumentando de forma agressiva contra um professor que questionou sobre a retirada de madeira na região.

A coopfloresta, que é a única detentora do direito de compra da madeira explorada na reserva extrativista e revenda para as empresas interessadas no produto, está sendo denunciada pelos moradores do local. Até o Ministério Público Federal (MPF) foi acionado para identificar as irregularidades apresentadas pelos colonos, extrativistas e seringueiros na retirada das madeiras.

O principal questionamento dos moradores da reserva é que a cooperativa compra o metro cúbico da madeira dos extrativistas por R$ 60 e revende às empresas interessadas por mais de R$ 1.200.

Leia mais:

Retirada de madeira em reserva está destruindo a floresta, denunciam sindicalistas

Segundo o professor João Jorge Silva, “Raimundão” teria feito uma reunião na escola do Ramal da Semitumba para conversar com os moradores da reserva que estão contra a retirada da madeira de forma “desordenada e destruindo os igarapés, ramais e parte da vegetação”.

“No momento que chegamos à reunião, o ‘Raimundão’ estava falando com uma faca na cintura e dizendo que teríamos que aceitar a retirada das madeiras. Nos pronunciamos contra e ele partiu para cima da gente. Ele empurrou a Deuzuite e tentou me intimidar pedindo para sair do local. Disse que era pra eu cuidar das minhas obrigações”, disse João Jorge.

O vídeo mostra o desentendimento durante a reunião e a forma exaltada com que “Raimundão” se apresentou ao ser contrariado pelos moradores da região, que denunciam a exploração da madeira na região. Deuzuite aparece no vídeo pedindo que quando o mesmo divergia da posição dos contrários o manejo florestal.

A reportagem tentou entrar em contato com “Raimundão”, mas ele não atendeu os telefonemas. A ContilNet manterá espaço reservado para os devidos esclarecimentos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost