Juíza dá 10 dias para poder público desapropriar área no Ramal do Tufic

zenicemota

Juíza Zenice Mota Cardozo

A juíza Zenice Mota Cardozo deu um prazo de 10 dias para que a prefeitura ou governo estadual desapropriem uma área de 47 hectares, no Ramal do Tufic, na estrada do Irineu Serra. Cerca de 80 famílias estão tentando evitar o despejo de suas propriedades. A justiça expediu um mandado de reintegração de posse em favor do empresário José Maurício Vilela Viana Lisboa, suposto dono das terras.

Leia mais:

Justiça despejará moradores do Ramal Tufic; produtora diz que só sai morta de sua terra

De acordo com o morador Charles Silva Marinho, a Justiça Acreana ignorou a Lei do Usucapião, posto que existem posseiros morando no local há quase 20 anos. Ele afirma que eles não têm para onde ir e que serão dezenas de crianças e idosos abandonados à própria sorte. “Vai ser um banho de sangue porque só saio daqui morto”, ameaçou ele.

“Nenhum de nós tem para onde ir. Não sabemos o que fazer”, declarou Luiz Ferreira Cacau Marinho, 67 anos, que mora há 17 anos em um lote de 50 X 230. “Crio animais e minha vida é ali”, disse, desesperada, a companheira dele, Maria Albuquerque Silva, de 62 nos.

A maioria dos posseiros possuem financiamentos em bancos e pagam Imposto Territorial Rural (ITR). “O oficial de justiça disse que iriam chegar tratores e policiais para derrubar nossas casas”, denunciou Maria de Fátima Oliveira, 55 anos, assegurando que não sairá de sua propriedade com as suas pernas.  “Compramos, investimos e agora querem nos tirar tudo”, declarou.

No último dia 27, os moradores estiveram no Fórum Barão do Rio Branco. A área reivindicada pelo suposto dono, que possui escritura pública, é de 47 hectares, enquanto os posseiros ocupam apenas 17 hectares. “Se são 47 hectares, também terão que retirar os moradores de duas ruas do bairro Irineu Serra”, disse a presidente da Central única dos Trabalhadores (CTU), Rosana Nascimento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Juíza dá 10 dias para poder público desapropriar área no Ramal do Tufic