Presidente da OAB diz que ano foi positivo com conquistas importantes para a classe e para sociedade

Conquistas da advocacia acreana

 

*Marcus Vinícius

A ritualística de todo final de ano mais uma vez me traz à análise das vitórias e avanços vividos, alentados por uma perspectiva de futuro melhor, com mais esperança, alegrias, compartilhamentos, emoções e resultados positivos.

????????????????????????????????????

O período de trabalho que finda foi positivo, com conquistas importantes para à classe e para à sociedade. Na esteira de nossa promessa de trabalho para o último triênio, fortalecemos demasiadamente a prestação de serviços aos advogados e à sociedade acreana, amadurecendo, por decorrência, nosso conceito social.

Nosso carro-chefe não poderia ser diferente: o apoio à defesa das prerrogativas, ao advogado iniciante, à mulher advogada e à continuidade de capacitação técnico-jurídica para todas as searas de atuação profissional.

Deixando os afazeres particulares, profissionais, e a própria família, o brioso time das “Prerrogativas” não se escusou do pronto atendimento aos advogados vilipendiados em sua liberdade profissional, fosse o dia, fosse a hora em que foram chamados. Destemidos, enfrentaram os abusos das autoridades públicas, seja na flagrância do extrapolo, seja através da interposição das medidas administrativas e legais visando garantir a independência e altivez da advocacia acreana. Pronto-atendimentos, diligências, desagravos públicos, ações civis públicas, todos os meios disponíveis foram exaustivamente utilizados pela OAB/AC em defesa da higidez das prerrogativas dos advogados, cuja missão é reconhecidamente uma das maiores conquistas deste mandato.

Empreendemos forte mobilização por um Processo Eletrônico justo e inclusivo, em contrapartida à realidade que ainda atravanca o exercício da advocacia e alija do mercado de trabalho os profissionais com pouca habilidade em informática e sem recursos para acompanhar as atualizações tecnológicas. Reivindicações, propostas, críticas e parcerias foram realizadas junto ao Poder Judiciário visando amainar as dificuldades que surgiram com a implementação açodada de um sistema ainda em construção, que descurou, ainda, das realidades regionais de um país continental. Muitas foram as conquistas, notadamente a sensibilização da administração do Tribunal de Justiça acreano, ao estabelecer um sistema amplo de atendimento ao Advogado, inclusive em regime de plantão.

Laboramos pelo respeito aos honorários advocatícios, desde o apoio ao Conselho Federal e suas interlocuções com o Congresso Nacional, experimentando histórica vitória para a classe com a promulgação do Novo Código de Processo Civil. Foram realizadas ainda interlocuções com o Poder Judiciário e com os Bancos, para que sempre constasse nos alvarás o nome dos advogados, primando, ainda por atendimento preferencial, condizente com a importância da advocacia.

A defesa da igualdade entre os gêneros e a busca por uma maior representatividade da mulher na OAB/AC também foi pauta vigorosa de trabalho

Construímos e reestruturamos os ambientes de convivência e trabalho dos Advogados. A revitalização da pintura de nossa Sede revigorou e rejuvenesceu a grande obra que simboliza o divisor de águas da história da advocacia acreana. As Salas dos Advogados no Fórum Civil, no Juizado Especial, no interior, foram totalmente reconstruídas, ampliadas, implementadas de melhor estrutura, oferecendo conforto e praticidade para atender a evolução quantitativa e qualitativa de nossa classe, e, hoje, muito bem representam a dignidade que usufruímos perante a sociedade.

A defesa da igualdade entre os gêneros e a busca por uma maior representatividade da mulher na OAB/AC também foi pauta vigorosa de trabalho, desde o apoio ao “Movimento Mais Mulheres na OAB”, sendo a segunda Seccional a implementá-lo, até a participação efetiva e direta na adoção das cotas mínimas de 30% de gênero. Não se pode esquecer, também, da 1ª Conferência das Mulheres no Estado que debateu a participação ativa delas em uma sociedade mais justa.

O fator desprendimento foi vitorioso mais uma vez nas ações sociais, reunindo a classe na busca por doações para os desabrigados da cheia do rio Acre, para os imigrantes, para as crianças e para as mulheres vítimas de violência. Ações beneficentes, nas datas comemorativas, também fizeram parte do nosso esforço por um mundo mais fraterno, um trabalho com o apoio efetivo da Comissão de Direitos Humanos que patrocinou palestras e discussões que buscaram amparar as minorias, combatendo a discriminação e apresentando a arte como uma forma de inclusão.

O Advogado em início de carreira continuou merecendo a importância de quem enfrenta sérias dificuldades para o estabelecimento de uma carreira eminentemente conceitual. Desde a primeira recepção, com curso básico de práticas forenses, ética, tributação, gestão de carreira, passando pelos cursos técnicos que impactam de forma direta o dia-a-dia do profissional, a “OAB JOVEM” e a ESA deram continuidade a esse importante traço de nossa administração, que é cuidar dos mais desassistidos. O trabalho cominou com a histórica conquista de sediar, em 2016, o Encontro Nacional de Jovens Advogados, o primeiro da Região Norte, no nosso Acre, o que demonstra a certeza de um trabalho cuja positiva repercussão extrapolou as fronteiras de nosso Estado.

O Advogado em início de carreira continuou merecendo a importância de quem enfrenta sérias dificuldades para o estabelecimento de uma carreira eminentemente conceitual.

E assim caminharam os grupos valorosos e dedicados em favor da Advocacia Trabalhista, Consumerista, Criminal e tantas outras searas de atuação que demandam a atenção inescusável da OAB/AC e que pontuam a certeza do dever cumprido nesta fase de trabalho que se encerra.

Eis que novos desafios se levantam para nossa Instituição e que exigem a ampliação de nosso horizonte de trabalho, sempre na direção do amadurecimento institucional, da vigilância de nossas conquistas e da luta por outras vitórias no esteio de nossas funções Constitucionais.

A Advocacia clama por maior proteção, pede atuação mais incisiva na defesa das prerrogativas, da celeridade do processo judicial, da racionalização dos recursos do erário, da moralidade pública. A classe e a sociedade reivindicam um novo pacto social, em que as autoridades públicas efetivamente cumpram seus misteres constitucionais, em que o povo seja respeitado, enquanto proprietário e destinatário dos poderes atribuídos aos seus representantes.

A Advocacia clama por maior proteção, pede atuação mais incisiva na defesa das prerrogativas, da celeridade do processo judicial, da racionalização dos recursos do erário, da moralidade pública

Venceremos, mais uma vez, os desafios que nos serão postos e respaldo minha convicção na plena confiança que nutro por meus pares, briosos, independentes, vocacionados. Vejo renovada a vontade de lutar, de caminhar para frente, de honrar mais uma vez a bandeira da luta pela justiça social que tanto dignifica a história da Ordem dos Advogados do Brasil.

2016 se aproxima e com ele a renovação da nossa promessa de vida, que é sempre defender a dignidade e a independência da classe, a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, a Constituição Federal, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. (Estatuto da OAB, artigo 20)

Assim o prometo!

Um Feliz Ano Novo, com muita paz, saúde e prosperidade para a família da Advocacia Acreana!

*Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, presidente da OAB/AC

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Presidente da OAB diz que ano foi positivo com conquistas importantes para a classe e para sociedade