Suframa aponta perda de 20 mil empregos e Amazonas tem o pior desempenho

348_0

A sede da Suframa/Foto: Reprodução

A crise econômica que mergulha o Brasil numa de suas piores recessões das últimas três décadas causa impactos significativos na principal região industrial do Norte: o Polo Industrial de Manaus. De acordo com dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), mais de 20 mil empregos foram perdidos ao longo de 2015. A queda nas receitas levou as indústrias a cortar o número de funcionários e a não realizar novas contratações.

Este resultado ruim pode ser observado no mais recente balanço da indústria divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12). Segundo o IBGE, a indústria amazonense teve uma retração de 15,8% de janeiro a novembro – o pior desempenho entre as 15 principais regiões industriais do País, e bem acima da média nacional, que foi de 7,7%.

Uma das consequências da crise se deu na queda do faturamento do Polo Industrial de Manaus. De janeiro a novembro de 2014 a indústria do Amazonas teve um lucro de R$ 80,5 bilhões; no mesmo período do ano passado este valor foi de R$ 72,7 bilhões.  A Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) avalia que, com os dados de dezembro, a queda seja supere os 10%.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost