18 de abril de 2024

‘O Sol é para Todos’ será adaptado para a Broadway

Gregory Peck como Atticus Finch e Mary Badham como Scout Finch na adaptação cinematográfica de "O Sol é para Todos" - Reprodução/Mashable

Gregory Peck como Atticus Finch e Mary Badham como Scout Finch na adaptação cinematográfica de “O Sol é para Todos” – Reprodução/Mashable

“O Sol é para todos”, clássico da literatura americana, chegará aos palcos da Broadway na temporada de 2017/2018. O livro escrito por Harper Lee em 1960 ganhou o prêmio Pullitzer e foi adaptado para os cinemas em 1962 com Gregory Peck como o advogado Atticus Finch.

A adaptação para a Broadway será assinada por Aaron Sorkin, roteirista de “A rede social”, “O homem que mudou o jogo” e “Steve Jobs”.

“‘O Sol é para todos’ é um dos livros mais celebrados da literatura americana do século 20”, declarou Sorkin em entrevista ao “The New York Times”. “Ele vive de maneiras diferentes no imaginário dos leitores do jeito que um grande romance deve fazer.”

A história se passa em uma pequena cidade do Alabama durante a grande depressão. Narrado da perspectiva de Scout Finch, o enredo mistura questões da infância da personagem com a segregação racial a partir da figura de seu pai, Aticcus Finch, um advogado que decide defender um homem negro acusado injustamente por um crime.

A adaptação sucede o lançamento do segundo livro de Harper Lee no ano passado, “Vá, coloque um vigia”. O romance foi lançado décadas depois de escrito e surpreendeu os leitores devido a diferença de postura do personagem Atticus Finch, que em “O Sol é para todos” é um advogado que preza pela igualdade e arrisca sua vida pela justiça e no segundo livro chega a repreender a filha crescida quando ela defende a integração racial.

“O Atticus que iremos representar é o Atticus de “O Sol é para Todos”, declarou Scott Rudin, produtor da peça. “Ele é um dos melhores personagem já criados na literatura americana.”

O livro já teve algumas adaptações menores para o teatro. Em Monroeville no Alabama, cidade natal de Harper, há 26 anos voluntários montam uma peça baseada na história. Mesmo assim, de acordo com o agente litéraria da escritora, Andrew Nurnberg, Harper resistiu por muito tempo em vender os direitos do livro para uma produção maior.

“Apesar de Harper Lee sempre ter desconfiado quem quisesse levar ‘O Sol é para Todos’ para a Broadway – e foram muitas propostas ao longo dos anos – ela finalmente decidiu que Scott (Rudin) seria a pessoa certa para abraçar esse projeto”, afirmou Nurnberg.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost