Tim Burton defende que ‘O menino e o mundo’ leve Oscar

Depois de assistir aos desfiles na Sapucaí, Burton viajou para São Paulo - Edilson Dantas / Edilson Dantas

Depois de assistir aos desfiles na Sapucaí, Burton viajou para São Paulo – Edilson Dantas / Edilson Dantas

Depois de assistir ao desfile das escolas de samba na Sapucaí e de passear pelas praias do Rio (posando para selfies que correram as redes sociais), Tim Burton desembarcou nesta quarta-feira de cinzas em São Paulo para visitar pela primeira vez a exposição “O mundo de Tim Burton”, no Museu da Imagem e do Som (MIS). E disse que está torcendo para que o longa “O menino e o mundo”, do paulistano Alê Abreu, vença o Oscar de melhor animação.

— A Pixar já tem muitos Oscars — brincou, referindo-se ao estúdio que produziu o filme favorito da categoria, “Divertida mente”.

Burton fez uma pintura inédita para a mostra brasileira. A tela, instalada na saída da exposição, retrata uma espécie de menino com vários olhos e descabelado.

— Acho que tem mais a ver com o jetleg do que com qualquer outra coisa. Para mim, é muito interessante e estimulante ver como essa exposição foi montada pelos brasileiros. E eu achei que ficou muito bom, diferente e especial.

Uma das preocupações da equipe que montou a mostra era justamente que Burton pedisse mudanças de última hora, mas ele disse que fez apenas uma intervenção na sala do Encantamento, onde ficavam alguns bonecos.

— Apenas mexi na disposição de umas esculturas — disse, referindo-se aos bonecos de um cachorro e de um cérebro, feitos por ele em 1997.

Burton falou também da sala de projetos não realizados, que foi concebida especialmente para a exposição brasileira e contou com sugestões suas. Um dos envolvidos no projeto da sala disse que o diretor fez questão de colocar um painel com o letreiro no alto do morro de Hollywood ao contrário, que era como ele via de sua casa no subúrbio de Burbank, onde nasceu e cresceu.

— É muito doloroso quando a gente trabalha em algo e isso não se realiza. Ao menos, nestes casos que estão expostos, sobraram esses desenhos ou anotações e outras referências. Eu fiquei muito feliz de ver tudo isso junto ali.

PRÓXIMOS FILMES

Atualmente, Burton trabalha na finalização do filme “O orfanato da Senhorita Peregrine para crianças peculiares”. E está cotado para a refilmagem de “Dumbo”.

— Sinceramente, não sei dizer se “O orfanato…” é um drama ou uma comédia. Porque, se eu disser que é um drama e as pessoas derem risada, vai ser estranho! Então, só posso dizer que ainda não sei. Sobre o outro projeto, tem uma coisa que aprendi como diretor de cinema que é o seguinte: só acredito que estou no comando de um filme quando estou no set, rodeado de equipe e atores, filmando — afirmou.

A exposição “O mundo de Tim Burton” fica em cartaz no MIS de São Paulo até o dia 15 de maio. Depois, segue para a China.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Tim Burton defende que ‘O menino e o mundo’ leve Oscar