19 de abril de 2024

Prefeitura elabora plano de ação de combate ao Aedes aegypti

Os servidores municipais participaram da reunião/Foto: ContilNet

Os servidores municipais participaram da reunião/Foto: ContilNet

A Prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal e com o apoio de vários segmentos da sociedade estará deflagrando na próxima semana uma grande campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypty, responsável pela transmissão da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. O plano de ação de combate ao mosquito foi apresentado na tarde de quinta-feira, 18, durante uma reunião ocorrida no auditório da própria secretaria de saúde.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito, Hermano Filho (PCdoB), secretária de saúde Jocilda Melo, representantes do setor de Endemias, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Associação de Bairros, Igrejas, Iapen, Câmara de Vereadores, secretaria de Cidadania, Semsur, Meio Ambiente, Cultura, Planejamento, Educação, Administração e Finanças, dentre outros.

Por se encontrar em Brasília, na quinta-feira, o prefeito Mano Rufino (PSB) não pode participar da reunião, mas disse que todo o suporte necessário será dado no sentido de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypty.

“Essa é uma luta travada em todo o Brasil e aqui em Sena Madureira já estamos com o plano montado para entrarmos em ação. Vale lembrar que essa é uma campanha que será feita a muitas mãos, por isso, agradecemos todos os parceiros que estarão engajados na iniciativa. Juntos, iremos vencer essa batalha”, ressaltou.

O mutirão de combate ao mosquito da Dengue está programado para começar no dia 23 nos Bairros do Bosque e C.S.U. “Por determinação do prefeito Mano Rufino, todas as secretarias estarão envolvidas no mutirão. Além disso, temos ainda as pessoas voluntárias e os parceiros dos outros órgãos. Pedimos que os moradores possam receber bem as nossas equipes. O que temos de mais precioso é a nossa saúde, por isso, temos que preservá-la”, comentou a secretária municipal de saúde, Jocilda Melo.

O presidente do Bairro Ana Vieira, Aldemir Mota, conhecido como “Nó de pau”, se propôs a ajudar na campanha, pois segundo ele, somente com o engajamento de todos – poder público e comunidade, será possível vencer essa guerra contra o mosquito. “Com certeza estamos aqui para ajudar, dada a importância da campanha. O poder público tem que fazer sua parte, mas nós como moradores também precisamos nos conscientizar, eliminando qualquer tipo de criadouro do mosquito Aedes Aegypty”, mencionou.

A campanha também estará desenvolvendo um trabalho relacionado aos terrenos baldios e aos prédios que se encontram sem moradores.

De acordo com o cronograma, no dia 25, uma palestra será ministrada para as mulheres grávidas, uma vez que o Zika Vírus é responsável pela microcelafia que afeta o bebês.

O mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypty será realizado em todos os Bairros de Sena Madureira, contando também com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde do município.

Além da apresentação do Plano de Ação, ontem foi apresentado, ainda, o decreto municipal assinado pelo prefeito Mano Rufino criando a sala de comando e controle ao mosquito Aedes Aegypty.

Assessoria

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost