19 de abril de 2024

Moradores denunciam que estão tomando água contaminada por falta de higiene na ETA

População reclamada da falta de higiene no local de tratamento da água/Foto: ContilNet

População reclamada da falta de higiene no local de tratamento da água/Foto: ContilNet

Os moradores do município de Santa Rosa do Purus denunciam o descaso que vem acontecendo com os tanques utilizados para o tratamento da água que abastece a região. A cidade é uma das mais isoladas do Acre, com acesso somente por barco ou avião.

Segundo os moradores, o local está totalmente sujo e não tem oferece condições de higiene para tratar à água que é distribuída nas casas de Santa Rosa do Purus. A cor amarelada da água mostra que ela não tem passado pelo devido processo químico de tratamento para que esteja apropriada ao consumo humano.

A população, de acordo com o morador que fez a denúncia à ContilNet, reivindica e pede providências há semanas, depois que foi descoberto a falta de limpeza que existe nos tanques de tratamento.

Para os moradores, o laboratório do local vem sendo usado de forma inadequado. Fotos encaminhadas à reportagem da ContilNet mostram o local com sacos e resto de embalagens de produtos alimentícios.

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), os padrões de qualidade da água tratada estão dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação.

Segundo a assessoria, com relação aos tanques que tratam a água, eles informaram que a aparência externa não influi na qualidade do produto distribuído. Segundo o órgão, o tratamento é realizado no interior dos tanques, onde ocorrem os processos de floculação, decantação e filtração.

santarosa-horz2

Depasa diz que espaço passará por reforma/Foto: ContilNet

A assessoria informa ainda que, de qualquer forma, o Depasa prevê reformas na estrutura de tratamento, já que estão construindo um novo escritório para atendimento ao público, e também tem a previsão de, em breve, reformar a estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost