18 de abril de 2024

Sem ter para onde ir, índios da etnia Huni Kui ocupam batelões da prefeitura

indiosbarcos

Os índios já foram retirados das embarcações cinco vezes/Foto: ContilNet

Há quatro meses, dezenas de índios do povo Huni Kui do Foz do Breu, Alto Juruá, município de Marechal Thaumaturgo, estão morando em batelões da prefeitura de Cruzeiro do Sul, atracados nas margens do rio Juruá , no centro da cidade. Os barcos, com capacidade para 10 toneladas, fazem parte da frota que garante o escoamento da produção agrícola ribeirinha. Os índios já foram retirados das embarcações cinco vezes.

O secretário municipal de Agricultura, Neto Vitalino, afirmou que em nenhum momento hostilizou os índios. “Apesar dos transtornos, uma vez que os barcos têm utilização, tratamos a situação de forma pacífica e respeitosa”, disse ele, esclarecendo que os batelões estavam atracados porque o rio não oferecia condições de navegação. “Esses 10 barcos atendem a cerca de 30 comunidades”, explicou.

Para a coordenador da Fundação Nacional do índio (Funai), Luiz Valdenir Souza, o deslocamento e ocupação dos índios são questões culturais. “É grande a logística para o deslocamento. São quatro dias subindo e descendo rios. Eles vêm para Cruzeiro do Sul basicamente por três motivos, que são para receber benefícios previdenciários, retirar documentos e tratamentos de saúde”, explicou Souza, assegurando que , caso os índios procurassem a sede do órgão, receberiam assistência.

indiosbarcos2

Os Huni Kui são o povo mais numeroso do Acre e pertence ao tronco linguístico pano. Também conhecidos por Kaxinawas, suas aldeias encontram-se no Acre, mais precisamente nas áreas indígenas Alto Rio Purus, Igarapé do Caucho, Katukina/Kaxinawá, Kaxinawá da Colônia 27, Kaxinawá do Rio Humaitá, Kaxinawá do Rio Jordão, Kaxinawá Nova Olinda, Kaxinawá/Ashaninka do Rio Breu e Terra Indígena Praia do Carapanã, além do Peru.

indiosbarcos3

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost