Ifac oferta curso no Centro Socioeducativo do Purus, em Sena Madureira

De adolescentes privados de liberdade à adolescentes com uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e reintegração social. Essa é a intenção do Instituto Federal do Acre (Ifac) ao levar cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para dentro das unidades do Instituto Socioeducativo (ISE) no Acre, como o curso de Horticultor Orgânico que está sendo ofertado no Centro Socioeducativo do Purus, em Sena Madureira.

Uma turma de 20 socioeducandos aprendem as técnicas de cultivo de produtos orgânicos e são estimulados ao empreendedorismo. Tudo isso em 200 horas de curso, com aulas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, pela manhã.

L.Q.S., é um desses alunos e disse já ter aprendido uma lição. “Ter essa oportunidade me mostrou que nós podemos vencer na vida. Podemos ter um futuro melhor, longe da criminalidade. Cometi um erro e agora vejo que posso transformar essa história no início de uma superação”, disse o adolescente.

F.B.S. também já enxerga novos rumos para a vida dele e agradeceu a oportunidade. “É uma porta que se abre para que possamos nos reintegrar a sociedade. Viver uma vida melhor, sem drogas, violência, preconceito e ainda podemos passar esse conhecimento para outros adolescentes, evitar que eles tomem o mesmo caminho e fiquem como estamos hoje. E só posso é agradecer pela oportunidade”, completou o garoto.

O diretor do Centro Socioeducativo do Purus, Josué Santiago Siqueira acompanha o trabalho do Ifac com os adolescentes. “Essa parceria entre Ifac e ISE é muito importante. Já vemos frutos na conscientização desses adolescentes. Quero agradecer a iniciativa, porque mesmo com as limitações, o Ifac não tem medido esforços para que ações como essa possam está acontecendo em nossa unidade”, finalizou.

A capacitação dos 20 socioeducandos no Centro do Purus iniciou em fevereiro e esses alunos devem ser certificados no final de abril.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Ifac oferta curso no Centro Socioeducativo do Purus, em Sena Madureira