20 de abril de 2024

Jorge Viana ajuda a baixar juros e renegociar dívidas do FNO para setor produtivo

Plenário do Senado durante sessão especia destinada a comemorar o Dia Mundial do Trabalhador.Em discurso, presidente da sessão, senador Jorge Viana (PT-AC)Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Plenário do Senado durante sessão especia destinada a comemorar o Dia Mundial do Trabalhador

O senador Jorge Viana comemorou nesta segunda-feira (02) a redução dos juros dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), principal crédito de fomento para a região, administrado pelo Banco da Amazônia em todo Norte do país. A taxa que chegava a 14,12% ao ano, agora vai variar de 9,5 a 11,18% ao ano, dependendo do tipo de financiamento, do prazo e da adimplência do empreendedor. A luta agora, de acordo com o parlamentar, é pela renegociação da dívida para os produtores beneficiados, o que, segundo Jorge Viana, deverá ser anunciado em breve pelo governo federal.

Essa é uma causa defendida pelo senador acreano desde o início de seu mandato. Em 2015, a taxa anual de juros do FNO era de 8,24%. Em 2016 subiu de seis pontos e atingiu mais de 14% ao ano. Mudança que foi fortemente contestada por Jorge Viana em seus discursos e requerimentos apresentados em plenário. A redução dos juros também foi pauta de audiência mantida em março deste ano por Jorge Viana, em seu gabinete no Acre, com o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, e representantes da Federação da Indústria, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Acre, Associação Comercial, Sebrae e do governo do Estado.

“Estou feliz de, com o meu mandato, ter ajudado nessa conquista, que é uma vitória de todos. Agora, além de baixar os juros do FNO, o grande desafio que temos para Amazônia é conseguir uma renegociação das dívidas daqueles que estão pagando seus empréstimos. Mas já recebi informação preliminar de que o Ministério da Fazenda deve anunciar ainda nesta semana prazo de renegociação para quem pegou empréstimo do FNO até 2014”, declarou Jorge Viana em entrevista.

De acordo com o parlamentar, em tempos de recessão e crise econômica, os fundos constitucionais são importantes ferramentas para reduzir as desigualdades de investimentos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. “Os fundos constitucionais são a base da economia e da possibilidade de crescimento e geração de emprego para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, incluindo o meu Estado do Acre”, reforçou Viana. (Assessoria)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost