Dia do Ferroviário é comemorado com homenagem aos pioneiros

Porto Velho. RO – A Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comemorou no último sábado (30), O Dia do Ferroviário, homenageando os pioneiros e familiares destes trabalhadores, que não mediram esforços na construção da Ferrovia, obra que deu início ao desenvolvimento de Rondônia.

HOMENAGEM1

homenagem emocionou antigos funcionários da ferroviária de Porto Velho

 

A justa homenagem aos Ferroviários de Rondônia, que a época, enfrentaram grandes desafios na construção da “Madeira Mamoré”, aconteceu na sede administrativa do Complexo e foi tomada de muita emoção, demonstração de fé e religiosidade pelos presentes, quando na oportunidade foi realizado um culto em memória daqueles que faleceram na construção da EFMM.

Pioneiros e familiares homenageados relembraram os momentos de lutas, sacrifícios dos operários que deram suas vidas para a realização do projeto, na época, considerado “faraônico”.

O presidente da Entidade, José Bispo, emocionado pela data comemorativa, iniciou a homenagem com uma oração e agradeceu a presença de seus companheiros de luta e familiares presentes, relembrado também por meio de uma lista de nomes, os trabalhadores já falecidos.

HOMENAGEM2

Autoridades e afamiliares dos homenageados participaram da cerimônia

José Bispo fez questão de ressaltar a luta dos ferroviários para a construção da EFMM, que sacrificaram suas vidas para a obra e por muito tempo não tiveram o reconhecimento justo e digno pelos seus valorosos trabalhos. “Ao contrário do que muitos falam, devemos chamar nossa Estrada de Ferro de “Ferrovia da Paz”, em respeito aos que morreram lutando pelo desenvolvimento e progresso do nosso Estado e não denigrir a memória destes heróis”, afirmou o presidente da entidade.

O vice-presidente da Associação, George Telles (Carioca) parabenizou a todos os presentes, imprensa em geral, representantes do executivo municipal, destacando o momento atual, como um marco, uma nova etapa a ser escrita na história de vida destes trabalhadores,

“Após décadas no esquecimento, estes homens terão agora o devido reconhecimento pela prestação de seus honrosos serviços a sociedade, através do ressarcimento dos benefícios e direitos adquiridos, indenizações que estão sendo pagas por meio de ações na Justiça, Tanto os trabalhadores ferroviários como os soldados da borracha foram primordiais, durante a segunda guerra mundial, para o escoamento da borracha aqui produzida para ouros países”. destacou.

HOMENAGEM

Telles: “Após décadas no esquecimento, estes homens terão agora o devido reconhecimento”

Carioca destacou também o esforço comum e trabalho em conjunto dos que chama de parceiros, no resgate e revitalização de um dos maiores e valiosos patrimônio histórico e cultural do estado.

E frisou:

“A nossa missão é resgatar parte da história de Rondônia, por meio da revitalização e preservação da EFMM, e para isso estamos contado com o apoio imprescindível de parceiros como os Ministérios Públicos Federal e Estadual. Justiça Federal, para agirmos de forma correta e respeitando as leis patrimoniais”.

Boas perspectivas e mais investimentos

Telles informou ainda que entrou em contato com a direção do Santo Antônio Energia SA, em São Paulo, o que resultou em boas perspectivas para a revitalização da EFMM e no agendamento de uma reunião que acontece em breve com a direção do Consócio em Rondônia, buscado novas ações para a preservação do complexo.. ”Ações que tramitam na 2ª vara federal e 5ª vara federal, em defesa do nosso patrimônio estão em andamento e é questão de tempo para que o Complexo da EFMM seja completamente restaurado e revitalizado”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost