Polêmica: campeão acreano de 2016 pode ser decidido por meio de sorteio entre Rio Branco e Atlético

atletico-ac_x_rio_branco_3

Aquino garante que os times chegam à final sem qualquer tipo de vantagem/Foto: Reprodução

Uma informação curiosa sobre a edição 2016 do Campeonato Acreano foi parar em sites nacionais: o campeão da competição pode ser decidido no sorteio. “Pode parecer absurdo, mas é o que diz o regulamento da competição e foi até confirmado pelo próprio presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino Lopes”, diz o trecho de uma reportagem do site UOL.

A declaração foi dada ao UOL Esporte na quarta-feira (4). De acordo com Aquino, os finalistas Atlético-AC (campeão do segundo turno) e Rio Branco (campeão do primeiro turno) se enfrentam em jogos que acontecem nos dias 14 e 21 de maio, na Arena da Floresta e no Florestão, respectivamente. Ele completa afirmando que “algumas combinações de resultados nos dois confrontos podem ocasionar um sorteio para definir quem fica com o título do Campeonato Acreano”.

A informação, por mais curiosa que seja, está no regulamento da competição. O inciso 1º do artigo 8º diz que: “Se após a segunda partida as Associações estiverem empatadas em pontos ganhos, o critério para se conhecer a vencedora será o mesmo do artigo 6º”. Os critérios do artigo 6º são, em ordem: A – conquistado o maior número de vitórias; B – obtido o maior saldo de gols; C – marcado o maior número de gols; D – tiver sofrido o menor número de gols; E – vencido no confronto direto e; F – sorteio.

Aquino garante que os times chegam à final sem qualquer tipo de vantagem. Desta forma, se houver empate nos dois jogos o sorteio será o responsável por definir o campeão. Ele conta, porém, que a chance de a disputa ir para sorteio ‘é muito remota’. “São várias alternativas. Se eu estou jogando, eu jamais vou criar opção para acontecer isso, eu vou para o tudo ou nada”, afirmou o presidente. “Se houver dois empates, vai para sorteio”, diz ao site.

Outra curiosidade é com relação ao tipo de sorteio: nada foi definido quanto a isso. “Tem que ser logo depois do jogo, para o cara comemorar, né? No campo. Senão vai comemorar depois”, brinca o presidente. “Nós vamos criar aqui uma técnica para fazer o sorteio. Não acredito que isso aconteça, mas vamos nos preparar porque existe a hipótese. Ainda estamos longe da final e vamos nos preparar. Possível é, mas não acredito que nenhum dos dois times vai esperar chegar a esse ponto”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Polêmica: campeão acreano de 2016 pode ser decidido por meio de sorteio entre Rio Branco e Atlético