24 de abril de 2024

Rio Branco quer realizar festa popular durante passagem da Tocha Olímpica pela cidade

O prefeito Marcus Alexandre comandou nesta sexta-feira, 6, a primeira reunião de mobilizadores do Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 em Rio Branco. O auditório da Secretaria de Estado de Educação ficou lotado de ativistas esportivos, representantes de organizações da sociedade civil, autoridades militares, técnicos da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado, lideranças comunitárias e políticas, além de representantes de dois dos patrocinadores máster das Olímpiadas Rio 2016 para apresentação, debate e sugestões acerca da passagem da Tocha Olímpica na capital, dia 21 de junho.

Tocha chega ao Acre no dia 21 de junho

Tocha chega ao Acre no dia 21 de junho

A proposta da Prefeitura de Rio Branco, que coordena os eventos ligados ao Revezamento da Tocha, é que nesta data seja realizada uma grande festa popular. Na reunião, definiu-se a participação de cada grupo social nos oito pontos de parada e ao longo do percurso de 24 quilômetros que começa no Parque do Tucumã (em frente ao Mercado do Rui Lino) e termina no Mastro da Bandeira Acreana no Calçadão da Gameleira. A previsão é que o Revezamento tenha início às 14h e termine às 19h. O trajeto que a Tocha fará em Rio Branco é um dos maiores do país. “Tenho certeza que Rio Branco irá mostrar um povo acolhedor e feliz. A Passagem da Tocha é um momento único que nossa cidade viverá”, disse o prefeito Marcus Alexandre.

Haverá eventos esportivos de diversas modalidades ao longo do percurso e nos pontos de parada, shows musicais, apresentações artísticas e muita festa. Entre os pontos de parada, estão monumentos históricos, como o Palácio Rio Branco, órgãos e empresas ligadas aos patrocinadores máster, como a Fundação Bradesco, por exemplo. O coronel Kinpara, da Polícia Militar, é o chefe do comitê de segurança e diz que o plano para garantir tranquilidade total no Revezamento já está praticamente pronto. “Temos 95% concluído”, disse Kinpara, que representou o governador Tião Viana no encontro de mobilizadores“.

Cada condutor vai levar a tocha por cerca de 200 metros, fazendo um revezamento com pessoas da comunidade e personagens reconhecidos do Acre. Os nomes dos revezadores ainda não foram informados pelo Comitê Rota da Tocha, mas a lista deve conter pelo menos 110 integrantes. Neste final de semana, a Tocha conclui sua passagem por Goiás.

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a tocha passará por mais de 330 cidades de todos os Estados do Brasil, pernoitando em 83 delas, totalizando aproximadamente 12 mil milhas áreas e 20 mil quilômetros terrestres percorridos. Cerca de 12 mil pessoas se revezarão na condução da tocha, cada uma por 200 metros, em média.

A tocha iniciou sua passagem pelo Brasil em Brasília no dia 3 de maio e chegará ao Rio de Janeiro no dia 5 de agosto, quando entrará no Maracanã durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. (Ascom PMRB)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost