Santa Casa de Cruzeiro do Sul muda direção em meio a graves denúncias e dívidas

31767a54-c04d-4a9c-b4a5-9dd1ea0fc55d

Funcionários denunciaram Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro

Funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro do Sul procuraram a Justiça do Trabalho na última sexta-feira (21) para denunciar o desvio de verbas federais, a venda de medicamentos para farmácias do município e ainda, a apropriação de bens da instituição. O prédio do hospital foi bloqueado através de uma ação cautelar para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas dos obreiros, mas segundo os funcionários, a diretoria de forma ilegal passou a gestão do Hospital para José Aleksandro com o objetivo de impedir o leilão do imóvel e o fim das dívidas com os funcionários. Procurado, Aleksandro confirmou a averbação da instituição e garantiu que todos os problemas serão resolvidos dentro da legalidade.

Segundo a denúncia, durante décadas que a instituição vinha sendo sucateada. “A Diretoria do Hospital por décadas vinham fazendo desvio de Verbas Públicas Federais, que eram repassadas para a manutenção do Hospital, atendimento dos pacientes e pagamentos dos salários dos trabalhadores”, diz a denúncia que a reportagem teve acesso.

Até pessoas que já morreram continuavam na folha de pagamento. Os servidores afirmam que no esquema era comum a venda dos medicamentos para as farmácias do município, assim como a apropriação de bens patrimoniais da instituição.

Entre os direitos trabalhistas que a instituição deixou de cumprir estão: Salários Atrasados, 13º salários, Insalubridade, FGTS, Contribuição Previdenciária, Danos Morais, Férias, Diferença Salarial, Adicional Noturno e Seguro Desemprego.

CONFIRA O TERMO DE DECLARAÇÃO DO MPE

Para os servidores, o ato que mudou a diretoria foi ilegal porque não contou com a participação do Ministério Público Estadual, já que a instituição é filantróprica. Uma ação cautelar bloqueou o prédio da Santa Casa como garantia do pagamento dos direitos trabalhistas. A denúncia afirma que a nova diretoria é uma ameaça à garantia desses benefícios.

Procurado pela reportagem, José Aleksandro confirmou a averbação da Santa Casa no dia 18 de abril deste ano. Acrescentou que uma Comissão foi nomeada para no prazo de 60 dias apresentar um relatório sobre toda a situação, inclusive sobre denúncias de “funcionários”, informou.

Ainda de acordo nota da Santa Casa, a nova direção se habilitou em todos os processos trabalhistas junto a Justiça do Trabalho em Cruzeiro do Sul e ainda, oficializou a Vigilância Sanitária, requerendo uma inspeção com a urgência que o caso requer, “para voltar o atendimento à população e assim termos condições de honrar os compromissos trabalhistas”.

Em uma primeira avaliação foi constatado segundo Alecksandro, dívidas com a Eletrobras no valor de quase meio milhão de reais desde 2011. Mesmo assim, o provedor falar em buscar parcerias para reabrir o Hospital e fazer o atendimento que as populações de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Thaumaturgo e Porto Walter necessitam.

“Os desafios são imensos, mais é dever nosso honrar com competência, dividindo essa responsabilidade com toda a Sociedade, Instituições e autoridades, a Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro do Sul não vai acabar” diz Aleksandro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Santa Casa de Cruzeiro do Sul muda direção em meio a graves denúncias e dívidas