Atenção com a escola garante sucesso na educação das crianças

foto_fundacaoitau-35Pesquisas são produzidas o tempo todo para confirmar que o envolvimento da família com a escola é fundamental para o sucesso escolar dos filhos.

“Para a formação integral de um ser humano, é preciso que haja engajamento familiar”, defende Angela Dannemann, superintendente adjunta da Fundação Itaú Social, em São Paulo. Esta certeza deu o tom do Ciclo de Debates em Gestão Educacional, promovido pela Fundação, realizado nesta terça (15) no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp).

Segundo Priscila Fonseca da Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação, que atua como parceiro da Fundação nesse tema, “não existe nenhum país que tenha avançado na educação sem a parceria com as famílias de maneira permanente e sustentável”, diz.

Para enriquecer o debate, as pesquisadoras Elena Lopez e Heather Weiss, do Harvard Family Research Project, nos Estados Unidos (EUA), foram convidadas para contar sobre suas pesquisas acadêmicas na área. O evento também contou com a presença de Michele Brooks, subsecretária para Engajamento Familiar e Estudantil da Prefeitura de Boston, nos EUA.

Resultados de sucesso

Heather Weiss enfatizou que um dos elementos que revela o sucesso escolar de um estudante é a ligação entre pais, escola e comunidade. Ela cita um programa implantado nas escolas públicas do Chile chamado Aprender em Família.

Entre várias ações promovidas por lá, uma delas é capacitar os pais a dar suporte em casa para seus filhos. “As avaliações do programa demonstram que, mesmo com a baixa escolaridade dos adultos, há melhoria na alfabetização”, conta.

Mas engana-se quem pensa que o exemplo chileno pode ser replicado em outro país. “Filipinas, África do Sul e tantos outros lugares têm ações nesse sentido e cada uma funciona de acordo com a própria realidade”, destaca Elena Lopez.

O primeiro passo, segundo a especialista, é ouvir o que as famílias já sabem e o que elas esperam do processo educacional. “A ideia é experimentar caminhos e conhecer experiências que dão certo para nos inspirar a alcançar o próprio objetivo.”

Para Michele Brooks, as famílias conseguem ajudar as crianças independentemente da situação de imigração, do nível socioeconômico ou de escolaridade.

“Os pais são os primeiros professores de seus filhos”, afirma. “Eles não precisam ser corrigidos e sim apoiados e capacitados para se tornarem engajados de maneira eficaz.” Seja qual for o modelo, vale ressaltar que esse trabalho não traz transformações imediatas. Trata-se de algo para ser desenvolvido em longo prazo. Até porque para conquistar a confiança para o engajamento, tempo é o ingrediente principal.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Atenção com a escola garante sucesso na educação das crianças