18 de abril de 2024

Governo desapropria antigo Colégio Meta para construir Museu dos Povos Acreanos

O governador Tião Viana assinou na manhã desta sexta-feira, 27, junto com o frei Charlie Leitão, a desapropriação do prédio histórico da Ordem dos Servos de Maria, conhecido por ter abrigado por anos o antigo “Colégio dos Padres”, depois Colégio Meta.

Com a propriedade histórica pertencendo ao governo do Estado, a ideia é de que ele seja recuperado para se tornar o Museu dos Povos Acreanos, projeto idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida. A expectativa é de que o espaço seja revitalizado e inaugurado em junho de 2018.

colegio

Tião Viana assinou a última etapa da desapropriação junto com o frei Charlie Leitão, para que a propriedade passe para o Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Iremos recuperar o prédio e transformá-lo em um museu, que vai ser o endereço da identidade acreana. Por isso agradeço muito a participação de vocês neste projeto”, disse o governador Tião Viana.

O processo de desapropriação do espaço histórico levou dois anos e quatro meses. O frei Charlie Leitão ressalta que a construção do colégio, ainda nos anos 60, foi uma tentativa da Ordem de dar continuidade à formação cultural e educacional do Acre.

Depois de um tempo, dois formandos da unidade o assumiram e o transformaram no clássico Colégio Meta. Ainda assim, nos últimos anos, o prédio esteve abandonado.

“Esta agora é a maneira de dar a importância a um espaço que tem valor histórico. Quando surgiu essa ideia, a Ordem refletiu, e tomamos a decisão de entrar nesse projeto junto com o governo do Estado para favorecer esse sentimento de acreanidade que todos nós temos presentes dentro da própria história dos Servos de Maria no Acre”, conta.

A presidente da Função Elias Mansour (FEM), Karla Martins, ainda reforça: “Com isso, temos o dever de resgatar um prédio histórico do estado. É importante reconhecermos neste momento o patrimônio histórico que ele representa. E agora vamos construir um novo equipamento cultural para o Acre”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost