23 de abril de 2024

Menino com autismo vence preconceito e se destaca na luta livre, em Manaus

MANAUS – Uma luta diária. Assim é a vida do pequeno Victor Paiva, de apenas nove anos. Diagnosticado com autismo, o menino vence o preconceito e tem um aliado fundamental no controle do transtorno: a luta livre esportiva, onde já conquistou diversas medalhas em competições locais.

MENINO

Victor Paiva supera dificuldades do autismo para vencer no esporte. Foto: Reprodução/Amazon Sat

O esporte tem influência amplamente positiva no tratamento de crianças autistas. “Ele melhorou a socialização dele. A luta desestressa muito e ajudou a diminuir as crises. Fora que ele é apaixonado pelo esporte porque começou desde cedo”, diz a mãe de Victor, Simone Paiva.

O apoio da família ao sonho do filho é irrestrito. “O autista é muito focado nas habilidades dele. No caso do Victor, ele assiste programas de luta, os brinquedos dele são de luta e ele vai ser um excelente lutador, desde que tenha apoio dentro da família, como já tem, e também fora dela”, afirma o pai, Wendell Costa, ao canal Amazon Sat.

Victor participa das competições oficiais da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle), onde já ganhou medalhas em torneios como a Copa Manaus de Grappling, a Copa Falle e a Copa Hugo Duarte de Luta Livre. “No início foi difícil, mas depois que começamos a trabalhar a coordenação motora, ele conseguiu se adaptar”, diz o treinador Emerson Henrique.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost