Amazônia lidera lista de ocorrências de trabalho escravo

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A Amazônia continua liderando a lista de ocorrências de trabalhado escravo. Em todo o Brasil, entre 2014 e 2016, foram 350 casos com decisão administrativa finalizada no Ministério do Trabalho e Previdência Social. Destes, 219 ocorreram na região da Amazônia Legal.

Os dados foram obtidos pela Organização Repórter Brasil por meio da Lei de Acesso à Informação e mostram que, na região, a maior parte dos resgates de trabalhadores foram feitos no Pará, 143. O Amapá foi o único sem registros.

Desde 2014, o Ministério do Trabalho não divulga a lista suja do trabalho escravo, devido a uma liminar concedida à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias pelo Supremo Tribunal Federal. Mas no final de maio, o STF revogou a medida, alegando que duas portarias interministeriais publicadas sanaram os questionamentos feitos sobre a norma que cria a lista.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério, assunto está sendo analisado pela Consultoria Jurídica do Ministério para definir os padrões de divulgação da lista.

No mês de maio, um grupo de fiscais do trabalho foram atacados por pistoleiros no Pará. Sete homens encapuzados e armados abriram fogo contra auditores após denúncia de agressão e maus tratos contra trabalhadores de uma fazenda.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Amazônia lidera lista de ocorrências de trabalho escravo