19 de abril de 2024

Jorge Viana convoca coletiva para falar da seca no estado e eleições em Rio Branco

O senador Jorge Viana (PT), vice presidente do Senado, concedeu uma entrevista coletiva na tarde de sexta-feira (7) em seu escritório em Rio Branco para falar da questão da seca no estado e para manifestar seu apoio à candidatura de Socorro Neri (PSB) a vice prefeita na chapa da Frente Popular do Acre (FPA).

Senador Jorge Viana (PT)

Senador Jorge Viana (PT) /Foto: Reprodução

Em se tratando da crise hídrica, Viana disse que já na quarta-feira (13) estará reunido com os técnicos da Agência Nacional Águas (ANA), dada a gravidade do período que se avizinha.

“O nosso período mais seco é começo do mês de setembro, mas já estamos enfrentando problemas de abastecimento agora, razão pela qual estamos nos preparando para o problema maior”, afirmou o senador.

Viana destacou que com o decreto e sua homologação em Brasília haverá a agilidade necessária para a aquisição das bombas flutuantes, orçadas em R$ 6 milhões.

“Estas bombas vão permitir a captação de água mesmo com a redução do nível do rio”, destacou.

Sobre o momento vivido pelo Estado, o senador reconheceu ser o desmate para a produção pecuária o principal responsável por uma queda tão acentuada no volume de água do Rio Acre antes do período crítico que se inicia no mês de agosto.

“O Vale do Acre foi o que mais sofreu com os desmates a partir dos anos 70, o que findou por atingir as nascentes e os pequenos tributários do rio Acre, resultando na situação atual”, informou o parlamentar.

Coletiva aconteceu no escritório do senador em Rio Branco /Foto: ContilNet

Coletiva aconteceu no escritório do senador em Rio Branco /Foto: ContilNet

Para o Senador, a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sua etapa posterior, o Programa de Regularização Ambiental  (PRA), vão ser as ferramentas que permitirão a recomposição de florestas das nascentes e margens de rios.

“Quem é que tendo uma imagem de satélite com aproximação de três metros vai querer se expor? E com isso será possível saber onde deve haver o reflorestamento de áreas importantes para as nascentes e rios”, complementou.

Vinda de Socorro Néri para a FPA é questionada, mas recebe o apoio de Jorge Viana

Em relação ao momento político da Frente Popular do Acre, capitaneada pelo PT, o senador Jorge Viana disse ser a chegada de alguém com tanta capacidade como Socorro Neri (PSB) algo muito importante dado o momento vivido na atualidade.

Socorro Neri

Socorro Neri /Foto: Reprodução

Uma das primeiras questões apontadas para a pré-candidata foi a movimentação dela entre partidos, que tem origem no MDB (a família era do antigo PTB), passando pelo PMDB, onde ficou por muitos anos e, recentemente, uma rápida passagem pelo PSDB. Um tanto aborrecida com a pergunta, Socorro disse estar usando aquilo que a lei lhe permite fazer, não havendo nenhuma irregularidade nas mudanças partidárias.

Socorro destacou a sua vida profissional, onde as ações mostram haver mais identificação com a FPA do que com os outros partidos.

“Minha vida vida foi sempre em defesa de causas progressistas”, defendeu-se Socorro.

“A Socorro é hoje como a Nazaré [Araújo, vice-governadora] foi, ambas com origem no antigo MDB. Num momento como este, vale muito o apoio de pessoas que vêm nos auxiliar, ampliando nossa participação na sociedade”, complementou o senador Jorge Viana.

Viana salientou ter sido sua prática desde o primeiro mandato como governador, onde sua vice na prefeitura foi Regina Lino e no governo era Édson Cadaxo, ambos com origem no PMDB.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost