Yaco: Nilson Areal e Mano Rufino poderão estar juntos nas eleições deste ano

Pegando fogo

A panela de pressão já está fervendo no Vale do Iaco. As mudanças e os acontecimentos nesses últimos dias estampam os principais jornais do Acre.

Prefeito Mano Rufino e o ex-prefeito Nilson Areal em reunião com Governador Tião Viana /Foto: Reprodução

Prefeito Mano Rufino e o ex-prefeito Nilson Areal com Governador Tião Viana /Foto: Reprodução

Mano e os Areal

As alianças e conversas estão afinadas nessa reta final das eleições no município. Para surpresa de muitos, o ex-prefeito Nilson Areal pode ser um dos aliados novamente de Mano Rufino (PSB) pela sua reeleição. Uma das exigências de Nilson Areal seria compor uma chapa, onde ele definiria o vice de Mano. Sua esposa Leuda Mendes ou seu irmão Ney Areal seriam a aposta do ex-prefeito.

Mano e Juza

Hoje o nome mais forte para compor a chapa com Mano Rufino é o ex-secretário Juza Bispo (Pros), que tem sido um dos aliados mais fiéis do atual prefeito. Com a proliferação de candidaturas, Mano vem se tornando favorito para ganhar as eleições novamente.

Na boca do lobo

A presidente da CPI, Mere Vaz (PRB), já sinalizou que deixará a presidência da investigação no processo de cassação do prefeito Rivelino Mota (PR). Segundo informações cedidas a essa coluna, a presidente estaria sofrendo pressões do atual prefeito.

Faca de dois gumes

Segundo informações repassadas a essa coluna, a possível saída de Mere Vaz (PRB) da presidência da CPI seria ligada a dois fatores, o cargo de secretária de Educação que sua irmã Maria Francisca Vaz exerce na atual administração e o posto de gasolina que fornece combustível para a atual administração, que pertence ao seu cunhado José Altimar, conhecido como ‘Foga’.

O imperador Rivelino

Com uma gestão marcada por escândalos, Rivelino seria o’Imperador do Purus’, conseguindo coagir autoridades locais e realizando justiça provisória com as próprias mãos. Vamos aguardar as cenas desse próximo filme e se realmente o imperador fará tanta proeza.

Fora do jogo

Já circula nos bastidores da política no Iaco a possível desistência do vereador Ecinairo Carvalho (PDT) para tentar a sua reeleição. Conhecido como Xuxa, o vereador não divulgou ainda sua desistência, mas fontes já informaram a possível saída de Xuxa e o apoio a Gilberto Lira (PDT).

Só nos bastidores

Para surpresa de muitos, já circulam os comentários nas esquinas de Sena que o vereador Jair Alves (PSDB) também estará fora da corrida eleitoral esse ano. Um dos principais militantes da oposição e do PSDB na companhia da ex-prefeita Toinha Viera (PSDB), o vereador não voltará para reassumir sua cadeira na Câmara. O parlamentar estará apoiando o jovem Davi (Pros). Metade Mano, metade Toinha. Será ?

PSD e PSB

O vice-prefeito do município de Manoel Urbano, Aldemar Ferreira (PSD), anda articulando suas alianças para lançar sua chapa na disputa à Prefeitura do município. O atual vice-prefeito do município já fez convite ao dr. Nogueira (PSB) para compor uma chapa entre os partidos.

Chapa pura

O Partido Socialista Brasileiro no município de Manoel Urbano não descarta a possiblidade de lançar uma candidatura de chapa pura. Os nomes que despontam para pré-candidatos a prefeitos pelo partido seriam o empresário Raimundo Justino e o dr. Osmir Nogueira.

Na terra do açaí

Na terra do açaí, o martelo já foi batido e uma das alianças poderosas foi definida entre os dirigentes dos partidos PSD, PMDB, PDT, PR e PSDC. Uma chapa majoritária foi definida, na qual o Vereador Pelé Campos (PMDB) encabeça como candidato a prefeito e o empresário Claudélio Bonfim (PR) como vice.

Pelé Campos

Pelé Campos já tem grande experiência no meio político e é tido pela população como o candidato mais preparado para administrar a cidade.

Ping-Pong:

Raynery Cunha /Foto: Reprodução

Raynery Cunha /Foto: Reprodução

Quem é Raynery Cunha?

Sou filho de Marta e Josimar Cunha. Tenho 29 anos de idade, casado, pai de três filhos. Atualmente escrevo para um site e dedico parte de meu tempo em cuidar de meu pai Josimar Cunha, que se recupera de um AVC.

Por que o jovem Raynery Cunha é pré-candidato a vereador de Sena Madureira? De onde surgiu a ideia da sua candidatura? Da família ou foi uma decisão apenas sua?

Bem, eu odiava política, e não me envolvia muito com isso. Mas, a partir do momento em que comecei ver nosso município se acabando, a população sofrendo e os políticos de braços cruzados, comecei a me indignar com isso. Aí foi surgindo o desejo de alguma forma mudar essa realidade. Então resolvi colocar meu nome à disposição, ganhei forças nas redes sociais e inteiro apoio da família e amigos.

Você faz parte do grupo de candidatos jovens, que aumentou na política senamadureirense nos últimos anos devido à influencia das redes sociais. Você se sente apoiado pelos jovens?

Sim, graças a Deus tenho recebido muito apoio da juventude. Muitos jovens os quais nem conhecia já vieram me prestar apoio. São poucos jovens que se interessam por política, mas todos dependem de política. E ter alguém que os representem é essencial para incentivar mais jovens a entrar nesse meio, para assim mudarmos nossa triste realidade.

Qual sua expectativa para as eleições deste ano?

Creio que as eleições desse ano serão umas das mais disputadas da história do município. E minha expectativa é de que seja uma eleição de verdadeiras mudanças. A população está muito revoltada e desacreditada com os atuais políticos que estão no poder, por isso creio em uma grande mudança, e estou lutando para estar no meio dela.

Ainda como pré-candidato já começou os trabalhos de base? Como estão os apoios? E quanto aos pré-candidatos a prefeito, já decidiu quem vai apoiar?

Sim, já comecei há um certo tempo. Primeiro, corri pra família, e graças a Deus tenho recebido apoio, e também dos amigos, que estão me dando a maior força. Tenho como apoio o deputado Nelson Sales. Foi através do convite dele que vim para o PV e também da minha pré-candidata a prefeita Charlene Lima, a qual me incentivou muito a lançar meu nome como pré-candidato. Eu decidi por Charlene Lima, por se tratar de uma pessoa altamente preparada, guerreira e que tem um coração enorme, e uma grande vontade de ajudar sua terra natal. Nossas ideias e desejos são parecidos, por isso creio que ela seja a pessoa certa para entrar nessa Prefeitura e realmente por ordem na casa, e arrumar a cidade.

Como pré-candidato a vereador, quais as suas considerações para melhorar a cidade de Sena Madureira? Qual será sua bandeira?

Bem, não quero alimentar a velha política de sair prometendo tudo a todos. Minhas intenções, se conseguir chegar ao parlamento mirim, são simples: brigar pelos direitos da população procurando estar no dia a dia, acompanhando de perto o povo, que tanto é humilhado em alguns setores públicos. Fiscalizar o Executivo, seja de que lado for, e criar projetos que beneficiem a comunidade em geral. Quanto a isso, surgirão ideias concretas de acordo com o momento que vai estar vivendo o município. Mas algo que quero realizar também é ministrar palestras nas escolas e nos bairros sobre consciência política, procurando assim incentivar as pessoas a mudar esse pensamento de que só votam em troca de algo. Temos que acabar com essa velha prática, essa é minha principal bandeira: conscientizar os atuais e futuros eleitores a votar de maneira correta.

O que a população pode esperar de diferente do Raynery em relação aos vereadores que hoje estão exercendo mandato?

A população pode esperar um vereador dedicado, que quer estar à disposição em favor do povo. Hoje vemos poucos vereadores andando nos bairros, nos postos, nas escolas. A população precisa de alguém que esteja do lado dela, que brigue, que lute por seus direitos. E pode ter certeza de que serei assim, pé no chão, mas determinado a ser um político diferente. Corrupção, mentira e corpo mole não fazem parte da minha índole, não fazem parte da educação que recebi de meus pais! E tenho certeza de que, se chegar lá, não vou decepcionar.

Qual a ideia que você tem para a juventude senamadureirense?

Quanto à juventude, quero lutar pela volta da Banda Carlos Pereira, até mesmo porque é um projeto de lei e sem dúvidas formou ótimos cidadãos. Também quero trabalhar em conjunto com a secretária de Cultura e de Esporte, trazendo alternativas para que os jovens não fiquem na ociosidade e acabem caindo no mundo do crime, até mesmo porque a melhor forma de combater a criminalidade é prevenindo.

Que avaliação você faz da gestão do governo Tião Viana?

Bem, quanto ao Tião Viana, surgiu muitos escândalos em seu governo, e eu particularmente não compactuo com isso. Claro que nos governos do PT o nosso estado mudou muito, mas sou muito a favor da alternância de poder, e creio que a vez do PT já passou. Resumindo, não que o governo dele seja péssimo, mas, com o tanto de coisa errada que apareceu, já não vai para onde eu vou.

Como você vê a política na cidade, principalmente na disputa da Prefeitura?

Aqui em sena é um dos municípios mais difíceis de se fazer política, pois a maioria da população é muito mal acostumada com a compra de voto. E a maioria dos políticos continuam alimentando essa velha prática. Eis o motivo de nos encontrarmos nessa situação precária, por isso tanto a população tem que entender que vender voto é um beco sem saída, pois a partir daquele momento seu compromisso com o político já foi sanado, quanto os políticos, que alimentam essa prática. Para mim, é a mesma coisa que alguém se dar bem na vida à custa do tráfico de drogas. Na disputa pela Prefeitura, a maioria dos pré-candidatos tem apenas interesses pessoais e sanar acordo com seu grupo. Poucos têm o interesse coletivo em favor da população.

Qual a sua mensagem para os nossos leitores neste momento de pré-campanha?

A todos os leitores desejo apenas nessa eleição que pensem e analisem com carinho o atual momento e pensem bem em quem vão votar. Não troquem seu voto por quatro anos de sofrimento. Existem sim políticos bons e honestos. Cabe a cada um escolher quem merece, pois a mudança está em nós.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Yaco: Nilson Areal e Mano Rufino poderão estar juntos nas eleições deste ano