Cinco procedimentos desnecessários realizados após o parto

Getty Images

Após o nascimento, o bebê deve ir direto para o colo da mãe, o que estimula o vínculo e a amamentação imagem: Getty Images

Nascer não é tarefa fácil. O bebê mal deu seu primeiro choro e já é submetido a uma sequência de procedimentos médicos para atestar e garantir sua saúde. Alguns são imprescindíveis e devem fazer parte da rotina pós-parto. Outros, nem tanto, como a passagem de sonda e aspiração das vias aéreas. “Se ele nasce chorando, ativo e com boa movimentação devemos ser o menos invasivos possível”, resume a pediatra Lílian Sadeck, vice-presidente da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo). O recomendável é que os pais informem-se previamente sobre a rotina realizada na maternidade e tirem todas as dúvidas com o obstetra e o pediatra antes de o bebê nascer. “Suavizar o nascimento deveria ser a regra, ainda mais quando a criança nasce bem e o parto transcorreu sem intercorrências”, defende a doula Maria de Lourdes da Silva Teixeira, Fadynha, presidente da Ando (Associação Nacional de Doulas). Pediatras e especialistas em parto humanizado listam os procedimentos que podem ser dispensados quando bebê parece saudável:

Corte precoce do cordão

Nas maternidades brasileiras é comum o obstetra cortar o cordão umbilical do bebê menos de um minuto após o nascimento. Mas o ideal é que se espere de dois a três minutos para fazer esse procedimento, quando o cordão deixa de pulsar ou após a saída da placenta. Esse cuidado é importante para prevenir anemia no recém-nascido. “A prática deve ser diferente se o bebê nascer sem respirar e hipotônico”, alerta a pediatra neonatal Lílian Sadeck. Nos casos mais críticos, o cordão deverá ser clampeado (cortado) imediatamente para que o pediatra possa proceder as manobras de reanimação.
Aspiração das vias aéreas

A aspiração das vias aéreas do recém-nascido não deve ser parte da rotina. Esse procedimento só é indicado quando o bebê apresenta obstrução das vias por secreção. Nesse caso, o neonatologista deve realizar uma sucção suave da secreção da boca e depois da narina para facilitar a respiração do bebê. Tudo com muita delicadeza.
Colírio de nitrato de prata

Este é um dos procedimentos mais controversos e que faz parte da rotina da maior parte dos hospitais e maternidades brasileiros. De modo geral, a aplicação do nitrato de prata é feita em todos os recém-nascidos na sua primeira hora de vida para prevenir uma conjuntivite grave. O colírio evita a contaminação do bebê pelo gonococo, bactéria responsável pela gonorreia e que pode estar presente no canal vaginal da mãe. Tal contaminação é grave e pode levar o recém-nascido à cegueira. “Mas esse cuidado não faz sentido em mães que se submetem a cesarianas e, principalmente, a controles pré-natais rigorosos”, afirma a doula Fadynha. A polêmica ocorre porque é possível que o colírio cause um quadro irritativo no bebê, conhecido como conjuntivite química, além de desconforto. A mãe tem o direito de recusar o procedimento assinando um termo de responsabilidade na maternidade. A comprovação da ausência de doenças ou do tratamento delas durante o pré-natal pode justificar a dispensa.
Passagem de sonda

Invasiva, a passagem da sonda até o estômago faz parte do exame físico rotineiro do recém-nascido para diagnosticar malformações raras como atresia de esôfago (alteração congênita caracterizada por falhas no desenvolvimento do esôfago). O objetivo é aspirar uma pequena quantidade do conteúdo estomacal para avaliar a presença de sangue ou mecônio (primeiras fezes do bebê que podem estar presentes no líquido amniótico). O procedimento, que pode provocar espasmos de laringe, deve ser feito com extrema delicadeza. A sonda também é utilizada para confirmar o diagnóstico de ânus imperfurado e obstruções. Mas há controvérsias. Há médicos que defendem a passagem da sonda em todos os casos. Outros que preferem esperar aparecer algum sintoma para só então recorrer ao procedimento.
Afastar o bebê da mãe

Tanto o Ministério da Saúde quanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) preconizam que recém-nascidos com boas condições de saúde sejam levados direto para o colo da mãe, ainda na sala de parto. Mas em meio a rotinas médicas rigorosas, isso raramente é feito. Só que favorecer o contato pele a pele entre mãe e filho é fundamental para estimular a produção do hormônio ocitocina, que fortalece o vínculo mãe-bebê, e favorece a amamentação

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Cinco procedimentos desnecessários realizados após o parto