19 de abril de 2024

PSD do Quinari exige apoio do PSDB; “Rachamos em Cruzeiro ou deixarei o partido”, diz deputado

O diretório do PSD do município de Senador Guiomard deu um ultimato ao senador Sérgio Petecão, que é presidente da sigla no Estado. Os dirigentes se reuniram nesta terça-feira (26), na presença da esposa do senador, Marfisa Galvão, e de lideranças regionais para mandar o recado para Petecão, reclamando que o partido tem feito muitos gestos de apoio ao PSDB em diversos municípios, mas que não tem sido demonstrada qualquer tipo de reciprocidade dos tucanos no Quinari.

Deputado Jairo Carvalho (PSD)

Deputado Jairo Carvalho (PSD)

Partindo dessa análise, o deputado estadual Jairo Carvalho (PSD), que tem como um dos seus principais redutos políticos o Quinari, tendo inclusive lançado o dentista André Maia (PSD) como pré-candidato a prefeito do município, disse que caso o PSD coligue com o PSDB em Cruzeiro do Sul e não ocorra essa mesma união em Senador Guiomard ele deixará o partido.

A afirmativa do deputado colocou de vez uma “faca no pescoço” de Petecão, que estava apoiando a aliança da sua sigla com o PSDB em Cruzeiro do Sul, cidade onde indicaria o vice na chapa encabeçada pelo ex-deputado Henrique Afonso.

No entanto, os dirigentes do PSD em Senador Guiomard, liderados pelo deputado Jairo Carvalho, se sentiram desprestigiados, pois, as pesquisas apontam que o pré-candidato André Maia tem chances reais de vitória, batendo todos os demais pré-candidatos, inclusive a indicada pelo PSDB.

Petecão, que não participou da reunião, mas soube do conteúdo debatido, ainda não se posicionou oficialmente, mas está analisando a situação e possivelmente aceitará o ultimato dos dirigentes do PSD do Quinari.

Por isso, o senador sabe que caso perca um deputado fiel ao partido e comprometido com o projeto de oposição será um desastre. Então, a possibilidade do PSD romper com o PSDB em Cruzeiro do Sul é real. Caso isso aconteça, será mais uma baixa para o ex-deputado Henrique Afonso, que ficará sem mais um aliado para disputar as eleições na segunda maior cidade do Acre.

Um dos dirigentes do PSD do Quinari, informou que o PSD fez gestos de parceria e humildade em diversos municípios: “Acolhemos as propostas deles por entender que o melhor nas pesquisas deveria ser o candidato da oposição. Agora, aqui no Quinari, que estamos na frente com boa vantagem, os dirigentes do PSDB não querem entender que devem apoiar a pré-candidatura de André Maia. Então, eles estão pensando somente neles e só querem parceria quando convém”, questionou o dirigente.

A convenção do PSDB em Cruzeiro do Sul será realizada nesta sexta-feira (29), mas com a decisão tomada pelo deputado Jairo e os dirigentes do PSD do Quinari, será difícil concretizar a união das siglas. A aliança possivelmente só será viabilizada se o PSDB abdicar da pré-candidatura da professora Branca, em Senador Guiomard, ou o senador Petecão decidir perder o único deputado estadual do partido.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost