Sete eletrodomésticos que parecem supérfluos, mas ajudam na rotina

Getty Images

O trabalho aumentou, o tempo diminuiu e muitos eletrodomésticos, considerados supérfluos no passado, se tornaram poderosos aliados para a faxina rápida e eficiente e o conforto doméstico. O UOL elencou sete aparelhos que ajudam nas tarefas e no bem-estar: conta pra gente, nos comentários, se você concorda com a lista e por quê.

Fontes: Gabriela Pestana, professora na Accademia Gastronomica e especialista em pasta fresca do Eataly; Lucy Mizael, personal organizer e Maria Cristina Lahr, docente do curso de hotelaria do Senac Aclimação.

Faca elétrica

Getty Images
Muita gente ainda pensa que faca elétrica só serve para fatiar carne de panela. Outras tantas pessoas acham que ter uma em casa é ‘pura preguiça de cortar pão’. Mas esse eletro resistente ao tempo funciona muito bem para trinchar aves, queijos grandes, rocamboles e até legumes. O aparelho garante cortes finos e perfeitos, por isso é ideal para assados de festas e rosbifes caseiros. Além disso, a faca pode ser facilmente guardada em um armário e é muito simples de higienizar.

imagem: Getty Images

Aspirador de pó

Getty Images

Não tem pra ninguém: o aspirador é ‘hors concours’. Queridinho de quem teria que varrer a casa, o aspirador de pó ganhou variações ‘hi-tech’ com o passar do tempo: há modelos verticais sem fio, práticos e fáceis de usar e guardar; os pequenininhos, que alcançam os cantos; os que aspiram líquidos e os com filtro hepa, que capturam partículas fi-nís-si-mas causadoras de alergia. Indispensável em casas com crianças, animais de estimação, estofados de tecido, tapetes e cortinas, o equipamento não levanta poeira, ao contrário da vassoura, e engole, inclusive, os ácaros.

Multiprocessador

Getty Images

Foi-se o tempo em que o multiprocessador era aquele presente de casamento trambolhão, eternamente guardado no armário. Os tamanhos variaram, assim como a potência e a ergonomia, tudo para facilitar (e muito!) o trabalho na cozinha principalmente em funções como picar e moer, quase impossíveis para a maioria dos liquidificadores. O aparelho ainda salva a vida de quem quer preparar algo gostoso, mas não tem técnica para algumas etapas manuais do preparo. Para evitar a preguiça, deixe o multiprocessador à mão, sobre a bancada mesmo.

imagem: Getty Images

Panela elétrica

Getty Images

Se você torce o nariz para esse eletro, não imagina o tempo que está perdendo na cozinha sem ele. A panela elétrica não se basta no arroz e prepara uma grande variedade de receitas dispensando a vigília constante, pois a maior parte dos modelos vem com ‘timer’, que permite a programação do tempo de cozimento. Além disso, o aparelho mantém a comida quentinha pelo período desejado e sem risco de queima.

Lava-louças

Getty Images

Quem tem um pouco de espaço na cozinha, não tem empregada doméstica e administra a casa sozinho pode fazer bom negócio ao investir em uma lava-louças. Tidas como item de luxo nos anos 80 e 90, as lavadoras tiveram seu tamanho e custo reduzidos depois dos anos 2000. A máquina, que só deve ser ligada em sua capacidade máxima, economiza água se comparada à lavagem manual, feita na pia. Há versões super tecnológicas que chegam a gastar apenas 50 ml de água. E, para quem dá festas em casa, imagine não ter que dar conta daquela ‘louçarada’ depois que os convidados vão embora.

Cooktop elétrico

Getty Images

Outro aliado de quem recebe em casa é o cooktop elétrico, especialmente em tempos de varanda ‘gourmet’. Com ele, você pode manter a comida aquecida até a hora de servir, sem se preocupar com correntes de ar que apaguem a chama do fogão. Os chefs também podem finalizar o prato e mostrar os dotes culinários pertinho dos convidados: basta uma tomada, um dia lindo de sol e aquela receita inspiradora, já que há modelos pequenos e portáteis.

Adega climatizada

Getty Images

Casa não é só para dormir, tomar banho e ver TV. Casa serve pra gente ser feliz e, em dias em que as pessoas querem economizar e o cuidado ao dirigir é essencial, uma adega climatizada não é simples questão de luxo: é uma necessidade para muitas pessoas. A boa notícia é que um eletrodoméstico desses passou a ser mais acessível e pode caber em qualquer cantinho, como os com capacidade para apenas 6 garrafas. Os vinhos ficam na temperatura ideal e não ocupam espaço na geladeira.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost