19 de abril de 2024

Bombeira que tirou fotos sensuais diz que punição é ‘alerta à sociedade’

Lilian diz estar assustada com a repercussão do assunto (Foto: Reprodução/Facebook)

Lilian diz estar assustada com a repercussão do assunto (Foto: Reprodução/Facebook)

A bombeira Lilian Vilas Boas, que teve a prisão determinada pelo 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná depois de participar de um ensaio fotográfico sensual, afirmou estar satisfeita com o surgimento de “um movimento muito positivo para alertar a sociedade de como as mulheres são tratadas dentro das corporações militares e fora dela”.

A soldado de Curitiba se pronunciou por meio de uma nota enviada ao G1, nesta sexta-feira (28). É a primeira vez que ela fala sobre o caso oficialmente.

Na nota, Lilian ainda agradece “todas as manifestações e mensagens de apoio que tem recebido”.

Leia a íntegra da nota abaixo:

“Devido ao processo estar em andamento, a soldado Lilian Vilas Boas, bombeira do 7° Grupamento de Bombeiros de Curitiba, está impedida de dar entrevista para a imprensa, além disso, segundo o regulamento interno da corporação, torna obrigatório à soldado ter autorização para prestar declarações à imprensa. Entretanto o advogado Dr. Luiz Carlos dos Santos da Trindade, Santos & Rocha – Advogados Associados, especializado em lei militar que está conduzindo o caso, afirma que estão recorrendo à sentença estipulada pela tenente Gisele Machado de oito dias de detenção por Lilian ter participado de um ensaio fotográfico sobre empoderamento feminino.

Lilian, que está acompanhando toda a repercussão da mídia de perto, agradece todas as manifestações e mensagens de apoio que tem recebido. E, apesar de tudo, fica satisfeita por estar surgindo um movimento muito positivo para alertar a sociedade de como as mulheres são tratadas dentro das corporações militares e fora dela, e também por estar levantando a questão da coerência das normatizações aplicadas nos dias de hoje”.

Na quarta-feira (27), em entrevista ao G1 por telefone, Lilian confessou estar assustada com a repercussão do caso, mas preferiu não falar mais sobre o assunto.

Lilian não cumpriu a pena porque ainda cabe recurso.

O advogado dela, Luiz Carlos dos Santos da Trindade, informou ao G1, nesta sexta-feira, que a defesa da bombeira deve ser protocolada na próxima semana.

“Ainda não posso dar mais detalhes para não prejudicar a cliente”, explicou.

Entenda o caso
Lilian participou do ensaio fotográfico em fevereiro deste ano, para um projeto do fotógrafo Arnaldo Belotto. Nas fotos, ela aparecia com parte dos seios à mostra.

Segundo Belotto, as fotos ficaram no site do projeto por menos de 24 horas. “Uma delegada civil do Rio de Janeiro acabou printando as fotos e enviando ao comandante aqui em Curitiba”, conta. Desde então, Lilian começou a receber pressão dos comandantes para que as imagens fossem retiradas do ar.

A bombeira participou do ensaio porque algumas amigas dela também já tinham feito fotografias para o projeto de Belotto, que, de acordo com ele, tem o objetivo de exaltar o empoderamento feminino e a beleza das mulheres, sem o uso de técnicas de manipulação de imagem.

Mas a pressão sofrida por Lilian continuou, mesmo após a retirada das fotos do site. “Já fui prestar duas vezes depoimento no quartel”, diz o fotógrafo.

Lilian ainda teve que responder pelo processo disciplinar. Segundo a nota de punição publicada em um boletim interno do 7º Grupamento, a punição foi por ela ter exposto “a intimidade e privacidade de seu corpo”.

A falta foi considerada média pelos superiores, culminando na pena dos oito dias de prisão. O documento é assinado pela tenente Giselle Machado, que é comandante do grupamento.

Boletim interno circulou pelo 7ª Grupamento dos Bombeiros de Curitiba (Foto: Reprodução)

Boletim interno circulou pelo 7ª Grupamento dos Bombeiros de Curitiba (Foto: Reprodução)

O que a PM diz
Em nota, a Polícia Militar do Paraná informou que não pode se manifestar sobre o caso, pois a bombeira ainda poderá recorrer à corporação para mudar a sanção que recebeu.

Leia a nota da Polícia Militar na íntegra:

“O exercício do poder disciplinar da origem e da solução final do procedimento em relação à bombeira citada se deu no âmbito do 7º Grupamento do Bombeiro, por isso o Comando do Corpo de Bombeiros e o Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, se instados em grau de recurso farão a reavaliação sob todas as óticas, seja dos fundamentos da punição ou em relação às suas circunstâncias e dosimetria da pena.

Tanto o Comando do Corpo de Bombeiros quanto o Comando Geral da Polícia Militar do Paraná não podem emitir juízo de valor prévio, pois em algum momento podem ser provocados em grau de recurso”.

Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Paraná.

Lilian participou do ensaio fotográfico em fevereiro deste ano (Foto: Reprodução/Facebook)

Lilian participou do ensaio fotográfico em fevereiro deste ano (Foto: Reprodução/Facebook)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost