19 de abril de 2024

Prefeito de Sena Madureira decreta situação de emergência devido à seca que atinge município

Durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (4), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Mano Rufino (PSB) decretou situação de emergência em Sena Madureira. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado e foi motivado em face do intenso período de seca que afeta a região. Para se ter uma idéia, nesta quinta-feira o nível do rio Iaco amanheceu em 84 centímetros, considerado o menor dos últimos 19 anos em Sena Madureira.

Há dois pontos graves a serem considerados. O primeiro diz respeito às queimadas que ocorrem tanto na área urbana quanto na rural e outro é em relação ao abastecimento de água potável nos Bairros. A possibilidade de racionamento é real, segundo informou o representante do Depasa.

_KFF9960

Em entrevista franqueada à imprensa, o prefeito Mano Rufino disse que todas as medidas estão sendo tomadas visando minimizar os impactos para a população. “Estamos vivendo um momento crítico em nosso município, por isso, assinamos hoje o decreto de emergência, elencando todas as dificuldades enfrentadas em razão da seca. Paralelo a isso, estamos montando o plano de contingência juntamento com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais setores para intensificarmos as ações. Nesse momento, pedimos a colaboração dos moradores no sentido de não realizarem queimadas e evitarem o desperdício de água. A conscientização de todos é fundamental”, comentou.

De imediato, será formada uma brigada para reforçar as equipes do Corpo de Bombeiros. Além disso, representantes de diversos setores estão mobilizados para que possam ceder veículos e outros equipamentos para várias ações emergenciais.

_KFF9951

Além do prefeito, também participaram do encontro representantes do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Imac, ICMbio, Seaprof, Incra, Semsur, Saúde, Cidadania e Educação.

Ainda nesta semana, um amplo trabalho de conscientização será intensificado nas rádios e em outros meios de comunicação alertando os moradores para não realizarem queimadas e evitarem o desperdício de água.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost