23 de abril de 2024

No Pará, MPF manda Belo Monte fornecer água potável para índios Arara

O Ministério Público Federal no Pará emitiu recomendação essa semana para que o consórcio Norte Energia S/A, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, forneça água mineral para os índios da etnia Arara. Em carta enviada ao MPF, as lideranças indígenas relataram a dificuldade de acesso à água potável, já que a do rio não oferece condições para consumo por conta dos impactos causados por Belo Monte.

De acordo com o Ministério Público, as obras de saneamento que deveriam garantir água potável aos Arara ainda não foram concluídas. A obra era uma das condicionantes para a construção de Belo Monte na região da Volta Grande do Xingu, e deveria ter sido entregue em 2012. Pela recomendação, o fornecimento de água mineral deve ocorrer de forma emergencial.

PESCA1 ALTAMIRA PA – UHE/BELO MONTE – MATERIA ESPECIAL PARA EDIÇÃO DE DOMINGO - ECONOMIA – Índios da etnia Arara pescam no rio Xingu, nas proximidades do local onde está previsto a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. A usina hidrelétrica de Belo Monte faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra envolve a construção de um desvio no curso do Rio Xingu e pode custar até R$ 30 bilhões. Quando pronta, ela será a maior hidrelétrica nacional, com capacidade de gerar 11.200 megawatts de energia, o equivalente a 10% da produção elétrica nacional atual. 13/11/2009. FOTO: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO/AE

Índios da etnia Arara pescam no rio Xingu, nas proximidades do local onde está previsto a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte /Foto: Dida Sampaio

Os Arara moram no trecho do Xingu que sofre o maior impacto da hidrelétrica, com redução de 80% da vazão do rio. No trecho de 100 quilômetros do Xingu, conhecido como Volta Grande, moradia tradicional dos Arara, o desvio para abastecer Belo Monte tornou as águas inadequadas para consumo humano.

“No dia 1 de agosto de 2016, chegou ao conhecimento do Ministério Público Federal carta dos indígenas da TI Arara da Volta Grande, Aldeia Terrawangã, na qual relatam que a comunidade está hoje consumindo água do rio Xingu sem nenhum tratamento”, diz a recomendação do MPF, que dá um prazo de 30 dias para a Norte Energia apresentar soluções.

Sem o serviço de saneamento ambiental, os índios precisam buscar água em baldes no rio para o consumo. Com a poluição, há o relato de indígenas que contraíram doenças pelo consumo da água contaminada.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost