Pimenta: “Já está feia esta birra do Governo com o Sinteac, querem levar na marra”

Partidão

O velho Partidão retorna à luta no Acre. Depois de anos em silêncio, com a transformação do partido em PPS e a guinada à direita, agora um grupo de idealistas retoma as bandeiras do partido, mas não prega mais a luta armada, mas sim a capacitação dos trabalhadores.

Idealistas

Os comunistas são idealistas, ao menos a maioria. Com o tempo, alguns mudam e se deixam levar pelas benesses do capital. Outros vão lutar a vida apenas pela ideologia. Certo ou errado, quem luta por ideal sempre merece respeito.

Osso

Já o velho petismo não existe mais. Uma vez que cravaram os dentes no osso da coisa pública, não quiseram mais largar. Fazem de tudo para ficarem nos cargos. E quem disse isso não foi o velho Juvenal, mas o próprio “teos” petista, Luís Inácio Lula da Silva.

PROS

Roberto da Princesinha está confiante no crescimento de seu partido nas próximas eleições. Mesmo onde as coligações não se efetivaram no cargo majoritário, as chances na proporcional são boas. O partido sairá fortalecido do pleito.

Inverso

Mas tem partido considerado grande cujo resultado nas urnas deve mostrar o descenso no prestígio. Foram tantas idas e vindas a ponto de analistas considerarem ter sido um suicídio político. Se errou ou acertou, em poucos dias veremos se a estratégia foi correta.

Edis

Para a maior parte da população, o cargo de vereador é tão desnecessário quanto o brilho de uma pedra falsa. Até orna, mas não serve de nada, exceto para o eleito, pois o salário e benesses são gordos. Ainda é preciso sustentar toda uma estrutura para nada.

Suspeito

O que o carro do parlamentar fazia nas proximidades do trevo da Via Chico Mendes, perto da entrada do Bairro Taquari, devidamente bem acompanhado? Acho que foi o esforço concentrado de campanha. Só não contem para a titular.

pimenta2Sinteac

Já ‘tá’ ficando feia esta birra do governo do Estado com o Sinteac. Usar de subterfúgios para tentar levar a eleição é feio. Além disso, usar do peso da máquina pública pode resultar até em ação de improbidade. Em tempos de gravações e delações premiadas, é um risco.

À espera

Ainda estamos esperando a documentação daquele instituto. Não basta dizer que tem erros ou outras coisas mais pesadas. Tem de mostrar as provas. Se elas aparecerem, a gente divulga.

Sebastião

“O Mundo É Bão, Sebastião”, uma música dos Titãs, composta por Nando Reis para o filho Sebastião, com seis anos à época da gravação (2001). Mas parece ter sido escrita pelo atual governador, entre um “Mojito” e outro. Afinal, o mundo está pegando fogo e ele pensando: o mundo é bão, Sebastião!

Caras e bocas

As visitas dos candidatos nos bairros é um verdadeiro festival de caras e bocas. No fim da campanha, alguns vão precisar de fisioterapeuta por causas dos danos aos músculos da face de tanta careta que estão fazendo.

Voz

Alguém precisa dar um “UP” na voz da vice do candidato laranja (ou seria alaranjado?). Também é preciso mandar ela ficar mais à frente nos eventos. Se continuar a se esconder, vão achar que ela não é necessária. Afinal, política é ser visto e com isso trazer votos.

Cidade sitiada

Rio Branco vive dias de cão em função da violência urbana. A velha desculpa do governo é que esse debate é nacional, mas as cicatrizes vão se aprofundando a cada episódio. O pior é que não se vê em nenhum momento um plano eficaz de Segurança Pública. As camadas mais pobres seguem atingidas pelo cenário macabro.

Mal exemplo vem de cima

Enquanto pessoas “acima de qualquer suspeita” continuarem desviando dinheiro público, conter a violência é utopia. Existe diferença entre o gesto de um ladrão que mata por alguns trocados, a ação de gangues em bairros periféricos e o frequente desvio de grandes somas de dinheiro. Entretanto, sejam os membros das gangues, políticos ou empresários corruptos, todos perseguem o dinheiro para usufruir as delícias do consumo alardeadas pela nossa sociedade.

O sujo e o mal lavado

Os jovens integrantes das gangues citadas matam e roubam, conforme testemunhas de seus crimes, para ostentar carros, motos e roupas. Mas o desejo de lucro, não importa o método utilizado, também está presente entre aqueles que roubam em benefício próprio o dinheiro público. Onde não há ordem, não tem progresso.

Tarda mais não falha

Nos próximos dias 29, 30 e 31, vão a Júri Popular na Comarca de Acrelândia mais três acusados (Jhonatan Alves da Silva, Ivando da Silva Lang e Carlos Henrique Pereira do Lago) de envolvimento no assassinato do ex-presidente da Câmara Municipal daquela cidade, o vereador Fernando José da Costa, conhecido como “Pinté”. Como diz o velho ditado: a justiça tarda, mais não falha.

Briga de gente grande

O prefeito Marcus Alexandre vem tendo um séria dor de cabeça para gerenciar os ânimos nos grupos apoiadores de sua reeleição no sistema feudal que é uma característica do PT. Foi alertado na última segunda-feira sobre o favorecimento de candidaturas patrocinadas por pessoas bem próximas de seu gabinete. Quem presenciou a audiência disse que Marcus ficou muito irritado.

O filé da gestão municipal

Pessoa ligada à Frente Popular revelou que a estratégia do deputado Daniel Zen era ser vice, em chapa pura, de Marcus Alexandre. A vaga de Zen na Aleac seria ocupada em 2018 por Gabriel Forneck, que desistiu da reeleição. Com isso, o grupo, que tem ainda André Kamai, sairia fortalecido. Como o plano não deu certo, estuda-se o destino de Forneck em uma possível reeleição de Marcus Alexandre. Fala-se na nomeação do vereador para a Emurb, conhecida como o “filé da prefeitura de Rio Branco”. É esperar para ver.

Familiocracia

Caso se confirme as previsões, Forneck faria dobradinha no primeiro escalão de Marcus Alexandre, com a esposa, a jornalista Andreia Oliveira, que é secretária de Comunicação do município. Em tese, teria ainda, o irmão, Rodrigo, vereador de Rio Branco.

Sete dias

Vai durar sete dias o fim do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, sem muitas surpresas do que já se viu até aqui. Ou seja, o grupo que defende a permanência da presidente falando em golpe, o outro, de aliados de Michel Temer, falando em crime de responsabilidade.

O preço Brasil

Se esse for o preço para que fique bem claro que esse modelo de governabilidade está ultrapassado, vale a pena esperar por mais sete dias de rotina e de placar previamente esperado. A presidente Dilma confirmou que vai ao Senado fazer a sua própria defesa. O processo começa dia 25 de agosto.

Sistema rabecão

O Sistema de Segurança Pública do Acre continua agindo no sistema rabecão. Está sempre atrás das ações do crime organizado. Força-tarefa é mais uma ação vazia e governamental, pura histeria criada para dar uma satisfação simbólica que visa esconder as verdadeiras causas da criminalidade urbana e mascarar a incompetência do Estado em combater a violência.

Ausência do Estado

Sem programas destinados a reduzir as graves desigualdades sociais e o crescente desemprego, a opção do crime será sempre atraente aos jovens. É por isso que a presença do Estado é ilusória.

Incompetência

Impressiona como esse governo, há quase 20 anos no poder, não consegue alavancar a economia acreana com base na agricultura. Essa é uma das gestões mais fracas que o Estado já teve nos últimos anos.

Boa notícia

A Gol Linhas Aéreas depende apenas da autorização da Anac e do fim das obras de recuperação da pista do aeroporto para voltar com os voos diurnos para o trecho Rio-Branco-Manaus. Espera-se ainda pela redução no valor das passagens aéreas.

Dia do Fico!

A vereadora Rose Costa desmentiu boatos de que havia desistido de sua reeleição. Embora não tenha oficializado, sabe-se que ela trava uma luta interna com um grupo do PT que é da cozinha do prefeito Marcus Alexandre.

Estratégia preconceituosa

Se confirmado o seu alerta, sobre a estratégia de deixar de fora as mulheres do legislativo, isso deve pesar muito na conta do atual prefeito Marcus Alexandre. Chega a ser uma denúncia preconceituosa contra os partidos da Frente Popular do Acre.

No meio da linha

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre rejeitou o pedido de revisão dos gastos para campanha majoritária em Rio Branco. Para quem esbanjou dinheiro em eleições anteriores, certamente essa será uma campanha atípica.

Para todos os gostos

Os cartórios eleitorais do Acre receberam cerca de 2.350 registros de candidaturas até a noite de segunda-feira (15), quando encerrou-se o prazo para partidos e coligações apresentarem pedidos. Rio Branco foi o município com o maior número de registros, onde foram recebidos 301 pedidos, sendo que 4 foram para prefeito, 4 para vice-prefeito e 293 para vereador.

Esclarecimentos

O Incra e a Emater precisam vim a público esclarecer o atraso nos pagamentos contratuais de técnicos que trabalharam e precisam receber. O protesto feito por caminhoneiros em frente ao Deracre é um exemplo claro de que, infelizmente, nesse governo, tudo funciona na pressão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Pimenta: “Já está feia esta birra do Governo com o Sinteac, querem levar na marra”