24 de abril de 2024

Não é desta vez que o AC vai se livrar das quedas de energia e no sinal de internet

A situação das quedas de energia e a consequente perda do sinal de internet no Acre não parece ter uma solução a curto prazo. É o que se entende a partir dos motivos da promoção de arquivamento do Ministério Público do Acre (MPAC) na cidade de Bujari. Por ter somente uma fonte de energia a partir de Porto Velho, o Estado não tem como se livrar das oscilações e quedas no fornecimento.

Consta no termo de arquivamento do MPAC que, por não estar o Acre no anel de distribuição nacional, está mais sujeito a interrupções, pois só recebe energia por uma via, o “Linhão de Rondônia”.

energia-elétrica-apagao-acre-890x395

“Para que o Acre fosse inserido no anel, seria necessário interligar o Acre ao Amazonas ou ao Pará, sendo essa uma obra muito difícil de ser concluída em razão das peculiaridades da região amazônica, como grandes áreas de mata fechada e grandes áreas alagadiças”, revela o promotor no termo de arquivamento.

apagãoO promotor revelou no documento de arquivamento que as quedas de energia, assim como as constantes quedas nos serviços de internet, estão relacionadas ao isolamento do Acre, que se interliga a outros Estados apenas por Rondônia.

No inquérito, a ANEEL confirmou existir muitos termos de notificação desde 2010. Por sua vez, a Eletrobras Distribuição Acre informou o histórico das causas de interrupções no fornecimento da energia elétrica, esclarecendo que os indicadores do município estão dentro das metas estabelecidas pela ANEEL.

A ação foi instaurada a partir de denúncias da população de Bujari, para apurar as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica. Com as informações e impossibilidade de atuar, inquérito foi arquivado. A decisão do promotor foi publicada na edição de terça-feira (30) no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost