20 de abril de 2024

Carlos Gomes pode acabar ficando fora de debate eleitoral da Rede Amazônica

O candidato a prefeito de Rio Branco, Carlos Gomes (Rede), está de fora do debate promovido pela Rede Amazônica (Rede Globo local), marcado para o dia 29 de setembro, no qual os outros três candidatos poderão apresentar suas propostas para os eleitores da Capital.

Segundo o candidato, a alegação do veículo de comunicação é que na pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (16), Gomes não atingiu 5% das intenções dos votos. O critério é uma orientação da Rede Globo nacional baseada em uma lei eleitoral aprovada em 2015, válida para as eleições municipais deste ano.

14369872_1083132398391201_5835500165493284109_n-1A legislação prevê que somente candidatos de partidos ou coligações com mais de nove representantes na Câmara federal tenham presença assegurada nos debates de rádio e TV. A Rede Sustentabilidade tem somente cinco deputados federais.

Além disso, outro critério para Carlos Gomes participar do debate seria atingir 5% das intenções de votos na pesquisa Ibope, o que não aconteceu. De acordo com o resultado, ele tem apenas 2%. De todo modo, a lei apenas dá a opção. A escolha de incluir ou não candidatos que não atendem os critérios mencionados é das emissoras.

Gomes disse que recebeu a notícia de estar fora do debate promovido pela TV Acre com muita tristeza. O candidato da Rede Sustentabilidade afirmou que quem mais perde com isso é a população:

“É uma atitude antidemocrática, são somente 4 candidatos e retirar uma candidatura do debate é um prejuízo sobretudo para a população, que vai perder mais uma proposta, mais uma ideia e um programa para definir melhor seu voto.”

Logo após a divulgação do resultado, o vice da chapa usou a sua página no Facebook para se manifestar a respeito da pesquisa. Na postagem, Gabriel Santos lamentou o fato de ficarem de fora do debate:

“Dobramos nosso desempenho na segunda pesquisa do Ibope. Atingir 2% das intenções de voto representa quase 5 mil pessoas nos apoiando em Rio Branco. Tenho certeza que quando as urnas forem abertas esse número vai subir muito mais, para a surpresa de muita gente! Infelizmente, continuamos fora do debate da TV Acre.”

Carlos Gomes disse que a campanha que vem fazendo vai continuar nas ruas como têm sido até agora. “Apesar disso, nós vamos seguir fazendo a nossa campanha limpa, séria, humilde, honesta, propositiva e vamos levar a nossa mensagem, a gente vai seguir fazendo o bom combate”, finalizou.

A reportagem da ContilNet enviou um e-mail à Rede Amazônica no Acre na tarde de sexta-feira (16) para que a emissora apresentasse o seu posicionamento, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos a resposta.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost