Afinal, crossfit é modinha fitness ou esporte?

 (Foto: Divulgação)

Automobilismo é esporte? E xadrez? Mais uma modalidade promete movimentar esse debate avesso ao consenso. O crossfit, que parecia ser apenas mais uma forma de conquistar um abdome trincado, ganhou contornos de esporte legítimo e até uma competição com cara de Copa do Mundo dos sarados, o Crossfit Games. Desde 2007, atletas do mundo todo passam por seletivas regionais em busca de uma chance de disputar os três dias de evento, em que vence o competidor com menor tempo acumulado em um combinado de provas.

A surpresa foi que a edição deste ano, que ocorreu em julho, teve mais de 27 mil espectadores. O número explica como o treino inspirado no da elite militar dos Estados Unidos, e marca registrada (somente academias licenciadas podem usar o nome), se tornou o esporte que mais cresce por lá. No Brasil já tem quem o encare como profissão. Anderson Primo, bauruense de 21 anos, é campeão brasileiro. “Treinava judô e o crossfit era a preparação física ideal. No ano passado tive de escolher um dos dois e achei que o crossfit tinha mais visibilidade”, explica. Para chegar ao topo do ranking nacional, ele treina duas horas e meia durante seis dias da semana.

 (Foto: Divulgação)

O ritmo intenso, entretanto, ainda não garantiu a ele – e a nenhum outro brasileiro – a chance de disputar o mundial. Apesar da presença de marcas fortes por trás, como a Reebok, parceira oficial que em junho lançou seu sexto tênis para a prática da modalidade em Boston, nem só de crossfit vive um atleta. A maioria divide o dia entre uma profissão “convencional” e treinos. Primo garante que é só uma questão de tempo até que ele chegue ao Crossfit Games. Os atletas esperam que a transição de moda fitness a esporte legítimo também esteja com data e hora marcada.

TREINO DO CAMPEÃO

Um work out of the day de anderson primo, com duração de DUAS horas e meia
Aquecimento: geralmente é feito com corrida
Técnica: os movimentos são realizados sem peso para aprimorar a execução

 (Foto: Divulgação)

20 BURPEE
Conecte agachamento, flexão de braço e salto em um só movimento.

 (Foto: Divulgação)

25 CAL ROW
Faça movimentos de puxada e extensão, como a remada em um caiaque.

 (Foto: Divulgação)

10 SQUAT SNATCH
Em um só movimento, leve o peso do solo acima da cabeça.

 (Foto: Divulgação)

15 MIN. HAND STAND WALKING
De ponta-cabeça, caminhe usando as mãos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Afinal, crossfit é modinha fitness ou esporte?