20 de abril de 2024

“Os Saltimbancos” estreia no Encena do Arena do Sesc

_ses0535O mais novo espetáculo no projeto “Encena do Arena do Sesc” estreou nesta quarta-feira, 12, às 18 horas. “Os Saltimbancos”, uma montagem do Grupo do Palhaço Tenorino (GPT) é realizado no Teatro de Arena do Sesc Centro e fica em cartaz nos dias 16, 23 e 30 de outubro.

O projeto “Encena na Arena”, desenvolvido pelo Sesc no Acre, envolve linguagens artísticas como teatro, música e literatura como forma de difundir essas linguagens com forma de sensibilizar a comunidade nos seus segmentos culturais. A proposta é levar todos os sábados e domingos apresentações teatrais e contações de histórias no teatro de Arena do Sesc, além de outras atividades envolvendo diversas linguagens artísticas, amenizando a carência e a inacessibilidade da população aos bens culturais.

A peça

Escrito pelo italiano Sergio Bardotti e pelo argentino Luis Enríquez Bacalov, o espetáculo é uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen” e narra a história do encontro de quatro animais que, devido aos maus tratos, fugiram de seus patrões. Juntos, decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho, um encontro inesperado muda o destino dos animais. Traduzido e adaptado em tempos de ditadura, o texto infantil foi a maneira encontrada por Chico Buarque para passar pela censura da época uma manifestação artística que representasse uma revolta ao sistema imposto pelos militares.

“Existe uma ligação inegável entre a repressão que acontece no texto e a que acontece hoje em dia nesse nosso mundo poder. E as crianças, que são nosso público alvo, entendem perfeitamente a relação de poder que acontece na peça”, afirma o diretor Dinho Gonçalves.

Toda a história é entrecortada com músicas que, na leitura do GPT, ganham novos arranjos e novas melodias. Quem assina a direção musical é também Dinho Gonçalves, premiado em 1998, no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa – PR (FENATA) e em 1999, no Festival Nacional de Teatro de São Jose do Rio Preto/SP pelo arranjo musical da primeira montagem do grupo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost