25 de abril de 2024

Pimenta: boa de briga e fiel à sua categoria, presidente do Sinteac pode convocar greve geral em 2017

#partiu EUA

O governador Tião Viana não se arriscou a ficar no Acre, partiu para os Estados Unidos em uma daquelas missões em que a sua gestão é sempre uma referência mundial em desenvolvimento. Será que a equipe governamental vai mostrar para os gringos os índices de violência vividos por aqui?

Escárnio

Para o deputado estadual Gehlen Diniz, a viagem do governador foi a turismo. “Isso é escárnio com a população. O povo aterrorizado e o governador viajando. Este não é o Estado que queremos”, disse.

Vitória no Tribunal

A deputada estadual Eliane Sinhasique não ganhou as eleições municipais, mas começa a ganhar na Justiça algumas causas que se configuraram em dano moral. Por meio de seu perfil no Facebook a Pequena divulgou a condenação do militante petista Ramon Aquim, acusado de ter ofendido a parlamentar chamando-a de “dePUTAda da balada” nas redes sociais.

Nos bastidores

Não se falava em outra coisa no Pleno do Tribunal de Justiça se não nas declarações do presidente da ASMAC, Giordane Dourado, sobre a utilização da verba de auxílio moradia para reforçar a segurança dos magistrados.

Pergunta que todos faziam

A grande pergunta que os servidores mais esclarecidos faziam era: será que um juiz tão inteligente como Giordane não tem conhecimento sobre o Fundo de Segurança dos Magistrados?

Debate pode ir longe

A depender do andamento da greve dos servidores do Judiciário, esse debate sobre subsídios deve ir longe. Existe até a expectativa da divulgação dos valores recebidos pelos desembargadores, como ocorreu no Paraná. Há quem afirme que a revelação desses dados será bombástica.

Bonfim no caso

A desembargadora Denise Bonfim foi designada pelo Pleno para conciliar a situação entre servidores e a diretoria do TJAC. Ironia ou não, a magistrada é quem deve assumir os destinos do Poder Judiciário pelos próximos dois anos.

Na retaguarda

Para quem se acostumou com a pontualidade nos debates de Jurilande Aragão, a postura do atual presidente deixa muito a desejar. A impressão que se tem, muitas vezes, é que a Acisa deixou de existir, tamanho é o silêncio de Bento Celestino.

Nada mudou

Com relação a manutenção dos preços dos combustíveis, mesmo com a redução nas refinarias, com certeza, Aragão já teria dado seu pitaco. No Acre, assim como em outros estados do país, tudo ficou apenas na promessa. A expectativa de baixa nos preços foi criada pelo governo federal.

Heitor respondeu

A coluna cobrou e finalmente um deputado membro da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa se manifestou. Segundo o deputado Heitor Junior, ele tem relatórios que comprovam a atuação dos parlamentares. A população gostaria muito de ter esse assunto esclarecido. Heitor parece mesmo acreditar em Papai Noel, assim entende-se sua proposta de diminuição da verba de mídia e a transferência desses recursos para segurança pública.

Não abre mão

O governo de Tião Viana, na fase mais aguda dos serviços da Defensoria Pública não abriu mão das verbas, com certeza, não será agora que irá fazer essa gracinha. Por falar nesse assunto, tem jornal da cozinha do Palácio Rio Branco enfrentando protesto de servidores pelo atraso no pagamento de salários.

Puxando responsabilidade

A norma que transformou a ação processual do Sinspjac em dissidio coletivo não servirá apenas para o caso pontual. A regra valerá para qualquer dissídio julgado pelo Tribunal de Justiça doravante.

De olho no mérito

A decisão do agravo regimental deferido pelo desembargador Roberto Barros será crucial. Ao legalizar a greve determinou que 60% dos servidores voltasse a trabalhar. Já imaginou se isso for transformado em regra? Dizem que seu ato foi nulo. É esperar o julgamento dos fatos.

No tapetão

A turma da Frente Popular do Acre parece não ter digerido a derrota em Tarauacá e Feijó. Deve ter novidades nos tribunais nos próximos dias, revelou à coluna uma fonte de dentro do Tribunal Regional Eleitoral. É o chamado 2º Turno.

No esquecimento

Caiu no esquecimento os esclarecimentos públicos sobre o desvio de verbas e o monstruoso esquema de desvio de combustíveis da Emurb. O Ministério Público Estadual não fala mais sobre esse assunto.

rosana-greveBoa de briga

Caso a greve da educação prevista para antes do ano letivo em 2017 seja confirmada, esperem uma luta pra valer. Há muito a educação vem engasgada com o atual governo. A sindicalista Rosana Nascimento (foto) tem demonstrado que é boa de briga e muito fiel à sua categoria. Não foi à toa que ela se reelegeu.

Não cumpriu

O governo se comprometeu de reajustar o salário dos professores e funcionários, e melhorar gratificações de coordenadores administrativos e secretários escolares, além da aposentadoria das mulheres na última referência, negociados e aprovados pela categoria, mas não cumpriu a promessa.

Enrolando os servidores

“Estamos aguardando desde fevereiro e o governo enrolou até não poder mais devido à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, lembra osana Nascimento.

Boa notícia

Muito boa a informação dada pelo deputado Luiz Gonzaga de que o DNIT vai iniciar estudos para a ligação via terrestre dos municípios de Jordão, Porto Walter, Santa Rosa e Marechal Thaumaturgo. O isolamento dessas cidades chega a ser um castigo para a população que só tem como alternativa o avião e o barco.

No Alto Acre

É grande a expectativa dos novos gestores de Epitaciolândia e Brasileia em torno do início das obras do Anel Viário. O pedido de convênio ainda está sob análise no DNIT. Resta saber se a ida do deputado Major Rocha e Luiz Gonzaga no órgão, não melou a esperança de desenvolvimento para região.

Capixaba

O prefeito eleito do município de Capixaba, o Zé Augusto (PP), permaneceu em Brasília durante toda essa semana. Augusto sabe que para fazer diferença vai ter que conseguir bons recursos federais. Tem batido em todas as portas, planeja até ir ao Papa Francisco atrás de apoio à sua gestão.

Muita gana

A peregrinação de Augusto pelos gabinetes de parlamentares e ministérios, em Brasília, rendeu muito. Voltou com recursos empenhados em mais de vinte milhões de reais.Para um município pequeno como Capixaba, é muito dinheiro.

Dificuldades de aditamento

Segundo as faculdades que recebem acadêmicos financiados pelo governo federal (Fies) a grande maioria dos alunos não conseguiu concluir o aditamento aberto dia 13 e que tem prazo até o dia 31 de outubro. O MEC ainda não sinalizou com a prorrogação do benefício.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost