18 de abril de 2024

Uninorte participa de curso sobre a atualização de Lei de Inclusão e Normas de Acessibilidade

Com o tema “Rio Branco Acessível – acessibilidade e mobilidade para todos”, o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), iniciou na manhã da última segunda-feira, 24, o curso que visa atualizar os profissionais e estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins acerca da lei de inclusão e normas de acessibilidade.

O evento é realizado em parceria com instituições de ensino superior do Estado como Uninorte/Iesacre, Ufac, dentre outras. De acordo com a diretora acadêmica da Uninorte, Vanessa Igami, a participação dos estudantes das áreas da construção civil é de grande relevância, principalmente quando a capacitação tem o intuito de reforçar a importância de Rio Branco ser uma cidade acessível.

“Estamos honrados em participar de um evento desta relevância para a cidade de Rio Branco, especialmente para os cidadãos, que são os usuários da nossa cidade. Em parceria com o Ministério Público, desenvolvemos toda a programação acadêmica, pensando em proporcionar uma formação completa e atualizada aos nossos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Pensar em acessibilidade significa ter respeito ao próximo, desenvolvendo projetos de construção civil que atendam às necessidades de ir e vir de todas as pessoas”, esclarece Vanessa Igami.

uninorte-participa-de-capacitacao-do-mpac

O evento contou com a participação de estudantes de diversas faculdades/Foto: Assessoria

Durante a noite, foi realizada a abertura oficial do curso “Rio Branco acessível – acessibilidade e mobilidade para todos”, no auditório da Faculdade Amazônia Ocidental (Faao). O evento contou com a participação de estudantes e representantes das faculdades Uninorte/Iesacre, Fameta, Faao e Ufac.

De acordo com o promotor de Justiça da Promotoria especializada da Defesa da Cidadania e Idoso, Rogério Voltolini Muñoz, o MP/AC constatou um número crescente de projetos na área da construção civil em desacordo com as normas de acessibilidade e isso demonstrou a necessidade de enfatizar o tema. “O Ministério Público, em conjunto com as instituições de ensino da área de construção civil de Rio Branco, julgou necessária à atualização, tanto dos profissionais, quanto de estudantes das áreas relacionadas”, esclareceu.

Desta forma, o MP/AC convidou a arquiteta Maria Bernadete Lula de Menezes Cruz, do Rio Grande do Norte, e o técnico em edificações Givaldo Dias Campos, do CREA/MT, ambos especializados em acessibilidade considerando as mudanças recentes na legislação e normativa técnica.

Nas últimas décadas, tanto no ramo das construções civis quanto no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante. Para a promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo, Rita de Cássia Nogueira, com o evento será possível sensibilizar os profissionais e estudantes para a elaboração de projetos que tornem a cidade mais acessível.

“O evento tem o objetivo de sensibilizar os acadêmicos e profissionais para a necessidade de promover edificações acessíveis. Não devemos criar obstáculos, porque há diversas pessoas com limitações físicas, que são seriamente ampliadas na medida em que os espaços são inacessíveis,” esclarece Rita de Cássia.

O curso segue até o dia 27 de outubro, com carga horária de 8h, e é ministrado nos turnos matutino e vespertino, no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP/AC, pela arquiteta Maria Bernadete Lula de Menezes Cruz e pelo técnico em edificações Givaldo Dias Campos. O encerramento será realizado no auditório da Uninorte, dia 28 de outubro, às 19h, com palestras sobre acessibilidade.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost