Empresas de turismo e organizadora do Miss Brasil são autuadas por expor animais silvestres

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas autuou empresas de turismo do estado que portavam e exibiam animais silvestres sem a devida autorização legal. Outra empresa notificada está a responsável por organizar o concurso de beleza Missa Brasil. A infração cometida foi a publicação de vídeo e fotos de uma das misses exibindo uma jiboia e um bicho-preguiça.

Os crimes foram apurados a partir da Operação Teia, realizada entre o Ibama e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Os agentes se infiltraram em uma excursão turística para flagrar o uso de animais para atrair os turistas. A exposição de animais como forma de atrair turistas tem se tornado uma prática comum na região do município de Iranduba. Desta vez os flagrantes ocorreram no Lago do Janauari.

img-20161030-wa0012-1

Cobras silvestres eram utilizadas por empresas /Foto: Assessoria

Os agentes encontram seis animais silvestres vivendo em cativeiro. Entre as espécies estavam uma jiboia, duas sucuris, dois jacarés e um filhote de bicho preguiça. Com exceção do pequeno bicho-preguiça, que foi encaminhado para o centro de reabilitação do Ibama, os demais foram devolvidos para o habitat natural.

Além dessa ação, o Ibama –por meio do seu serviço de inteligência – também autuou 22 pessoas por exposição de animais protegidos em redes sociais. Esse tipo de demonstração também é vetada. Outras duas autuações foram feitas contra as empresas de turismo que operam no Lago Janauari. O Ibama diz ter se tornado comum o recebimento de denúncias de empresas que utilizam estes animais no Lago Janauari, bem como de maus tratos.

De acordo com o instituto, a manutenção de animais silvestres em cativeiros ilegais para fins de exposição pode resultar no pagamento de multas que variam de R$ 500 a R% 5 mil, bem como a detenção de seis meses a um ano de prisão. A Operação Teia aconteceu entre os dias 10 a 29 de outubro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Empresas de turismo e organizadora do Miss Brasil são autuadas por expor animais silvestres