Ordem do Mérito Cultural homenageia o centenário do samba

a6d32a4d-5574-4c69-8fe0-b0b115ca9b35Principal condecoração pública da área da cultura, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) será atribuida a 30 personalidades e seis instituições brasileiras nesta segunda-feira (7), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A grande homenageada será Dona Ivone Lara, que receberá a comenda máxima de grã-cruz. O nome dos 36 agraciados foi publicado hoje no Diário Oficial da União.

Organizada pelo Ministério da Cultura (MinC), a cerimônia terá como tema o  centenário do samba. Além da presença do presidente da República, Michel Temer, o evento conta, ainda, com a participação do ministro da Cultura, Marcelo Calero, do Conselho da Ordem do Mérito Cultural e dos ministros das Relações Exteriores, José Serra, da Educação, Mendonça Filho, e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.

A importância do samba para a construção da identidade nacional e sua contribuição para Cultura brasileira será celebrada em quatro números musicais da cerimônia – com Neguinho da Beija Flor, Márcio Gomes, Áurea Martins e André Lara.

Ao todo, 14 personalidades do mundo do samba e uma instituição, o Museu do Samba, serão condecorados.

As comendas também serão entregues a artistas, cineastas, designers e outros profissionais que contribuíram com a realização das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A Ordem do Mérito Cultural

O MinC confere à OMC ampla abrangência temática, de forma a contemplar áreas do saber e do fazer que tornam marcante nossa cultura, dentro e fora do País, e que simbolizem a diversidade cultural brasileira.

A escolha dos agraciados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Qualquer cidadão pode fazer uma indicação, dentro do prazo estabelecido.

Os indicados são avaliados por uma comissão técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emite parecer conclusivo antes de encaminhá-los à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

A OMC é composta por três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. É possível que a mesma pessoa receba a comenda mais de uma vez, porém em classes diferentes.

Os órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras são admitidos na Ordem sem grau de classes.

Desde a criação da OMC, em 1995, mais de 500 personalidades e instituições foram agraciadas por suas contribuições ao desenvolvimento da cultura no País. São intelectuais, produtores, entidades públicas e privadas, artistas dos mais diversos segmentos e realizadores de trabalhos culturais importantes nas áreas de inclusão social, artes, audiovisual e educação.

Agraciados

Além de Dona Ivone Lara, recebem o grau máximo de grã-cruz Clementina de Jesus, Donga (autor do primeiro samba registrado na Biblioteca Nacional, em novembro de 1916), Ferreira Gullar, Papete, Ismael Silva (inventor do termo escola de samba) e Noel Rosa.

Na classe comendador, serão agraciados Abel Gomes, Alcymar Monteiro, Ana Mae Barbosa, Andrucha Waddington, Beatriz Milhazes, Carlinhos de Jesus, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Carlos Vereza, Fernando Meirelles, Fred Gelli, Isaurinha Garcia, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, Marcus Faustini, Mauro Mendonça, Neguinho da Beija Flor, Rosa Magalhães, Silas de Oliveira e Vik Muniz.

Na classe cavaleiro, serão agraciados Ricardo Cravo Albin, Rildo Hora e Rosa Maria Araújo. Entre os grupos e instituições, serão agraciados a Focus Cia. De Dança, a Fundação Darcy Ribeiro, o Grupo Teatro da Laje, o Instituto Ricardo Brennand, o Maracatu Feminino Coração Nazareno e o Museu do Samba.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Ordem do Mérito Cultural homenageia o centenário do samba