Concursos públicos começam a utilizar notas do Enem como forma de ingresso

Antes de saber qual foi sua pontuação, saiba que ela poderá ser utilizada de diversas formas: para ingressar em um curso de nível superior; para disputar uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); para concorrer a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (Prouni); para as seleções do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec); para solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies); para disputa por bolsas do programa Ciência sem Fronteiras.

cronograma-oficial-enem-2015-21478599973

Gabarito oficial do Enem sai nesta quarta-feira/ Foto: Reprodução

Nos últimos anos, além de todas as portas que o Enem já abria aos estudantes do ensino médio, mais uma começou a ser destrancada: a dos concursos públicos. Isso porque alguns órgãos já estão considerando a nota da prova objetiva do Enem como critério de classificação em concursos.

Um exemplo disso é a Polícia Militar da Paraíba (PM/PB), que utiliza o critério de avaliação teórica do Enem desde 2013 como forma de classificação dos candidatos para as fases seguintes. Este ano, a PM/PB lançou edital de concurso público para o curso de formação de oficiais, com provimento de 30 vagas para o cargo de oficial da Polícia Militar ao final do curso, e, para participar do certame, além de diversos outros requisitos, era necessário estar inscrito no Enem.

maxresdefault

A polícia Militar da Paraíba utilizou a nota do Enem para a seleção dos soldados/ Foto: YouTube

Outro órgão que já utilizou a nota do Enem este ano é a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), situada no município de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais. Em um concurso para preenchimento de 40 vagas de especialista em políticas públicas e gestão governamental, a Seplag/MG substituiu a aplicação das provas objetivas e de redação pela utilização da nota do Enem 2015, além de aplicar uma avaliação dissertativa.

Portanto, fique atento: se com a publicação do gabarito do Enem 2016 você perceber que se saiu muito bem na prova é sinal de que portas já devem estar abertas, esperando por você.

Via JusBrasil.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Concursos públicos começam a utilizar notas do Enem como forma de ingresso